Conheça a travessia pelo Canal do Panamá em um cruzeiro
Que tal atravessar todo o continente americano em um só passeio? Isso é possível no roteiro pelo Canal do Panamá, da Royal Caribbean International. O passeio que pode sair da Colômbia, na América do Sul, seguir pela América Central e chegar aos Estados Unidos, na América do Norte, é o caminho mais rápido entre os oceanos Atlântico e Pacífico.
Existem quatro portos de partida para o cruzeiro pelo Canal do Panamá. Para quem está no Brasil, o mais próximo é o porto de Cartagena de Índias, na Colômbia, cidade que conserva traços da época em que era alvo de piratas, com arquitetura ainda da época colonial. Além das belezas históricas, é um ótimo ponto para quem gosta de pescar e um lugar ideal para fazer compras de joias.
Outro porto de partida fica no Panamá, em Cólon. Lá vale a pena admirar os enormes navios cargueiros serem erguidos até 25 metros acima do nível do mar na eclusa do Lago Gatún, uma das mais impressionantes do mundo. O Panamá também é um ótimo lugar para quem gosta de observar pássaros e peixes e de fazer compras, já que Cólon é a maior zona franca das Américas.
As demais partidas ocorrem a partir dos Estados Unidos. Uma é a de Fort Lauderdale, na Flórida, em pleno Oceano Atlântico. O clima é tropical temperado e por lá há turistas o ano inteiro. A praia, além de ótima para banho, é muito procurada para todos os tipos de esportes aquáticos. O outro porto fica em San Diego, na Califórnia. Nessa cidade vale a pena reservar um dia a mais para explorar as ruas históricas, ver ursos panda no zoológico, os golfinhos e orcas no SeaWorld. Quem curte bicicleta pode ainda se aventurar em uma expedição na Ilha de Coronado.
Independentemente de onde comece sua viagem, o grande destaque desse roteiro é a passagem pelos 80,4 quilômetros do canal do Panamá, entre Cólon, no lado do Oceano Atlântico, e a cidade do Panamá, no Oceano Pacífico. Essa maravilha da engenharia proporciona ainda uma bela vista do estreito durante a travessia do navio pelo canal, onde se pode observar as trilhas de mata virgem. Nas escalas nesse ponto um passeio imperdível é explorar a região em roteiros ecológicos pelas ilhas do Lago Gatún.
Mas essa viagem guarda ainda outros encantos. O Cabo de San Lucas, no México, conserva uma beleza intocada, onde as praias são o destaque, simplesmente para passear ou praticar esportes. Também no México fica Puerto Vallarta, onde um dos atrativos é nadar com golfinhos no Dolphin Adventure Center. No roteiro ainda está Puerto Quetzal, na Cidade da Guatemala, considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco, com sua bela arquitetura barroca e a visão imponente para os três grandes vulcões. O cruzeiro da Royal Caribbean International pelo Canal do Panamá passa também pela Costa Rica, em Puntarenas, um paraíso para os adeptos do ecoturismo.