Conheça as 10 cidades mais visitadas por cruzeiros no Brasil
De importantes portos até ilhas exóticas, municípios do Sudeste e Nordeste são os que mais recebem cruzeiros
Na temporada atual de cruzeiros no Brasil, 18 cidades serão visitadas por navios. Dessas, dez se destacam como as que mais recebem escalas, todas concentradas nas regiões Sudeste e Nordeste. As opções são para todos os gostos, dos grandes destinos turísticos brasileiros como Rio de Janeiro e Salvador até Ilha Grande e Maceió.
1 - Maior porto da América do Sul
Conhecida por ser o principal porto de partida de cruzeiros no Brasil, Santos também oferece atrações para os turistas. Além de praias, a cidade conta com um belo centro histórico e atrai visitantes curiosos para conhecerem a Vila Belmiro, estádio que presenciou grandes nomes do futebol como Pelé e Neymar.
(Crédito: fabio fersa/Shutterstock)
2 - Encanto para celebridades
Dentro do estado Rio de Janeiro, a cidade que mais recebe cruzeiros é Armação de Búzios, na Região dos Lagos. Os encantos naturais do município litorâneo como as diversas praias atraíram atenção internacional nos anos 1960, quando a diva Brigitte Bardot ficou encantada com o lugar.
(Crédito: Tero Hakala/Shutterstock)
3 - A Cidade Maravilhosa
Uma das cidades mais visitadas do país, o Rio de Janeiro fica em terceiro no ranking das principais escalas de cruzeiros. Os encantos da Cidade Maravilhosa como o Corcovado, Pão de Açúcar, as praias da zona sul, a boemia da Lapa e o Maracanã atraem tanto brasileiros de outras regiões quanto estrangeiros a bordo de navios.
(Crédito: T photography/Shutterstock)
4 - Capital da Vela
Outra cidade do litoral paulista a figurar entre as 10 mais visitadas por cruzeiros é Ilhabela. O 4º destino mais visitado no Brasil recebe os cruzeiristas com uma grande quantidade de praias e atrai quem gosta de esportes náuticos como a vela.
(Crédito: Maria Veras/Shutterstock)
5 - Terra de todos os Santos
Região de grande apelo para os cruzeiros, o Nordeste tem em Salvador, na Bahia, seu principal destino. É a 5ª cidade onde mais atracam navios durante a temporada e recebe os turistas com uma história rica, pontos turísticos marcantes como o Pelourinho e a Igreja do Senhor do Bonfim, além de ter um dos Carnavais mais populares do país.
(Crédito: Vinicius Tupinamba/Shutterstock)
Da casa ao cabaré; mundo de Jorge Amado é atração em escala
Envie sua foto em um cruzeiro para ser publicada no Terra
6 - Natureza por toda parte
Localizada em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, Ilha Grande é um destino para quem curte um contato profundo com a natureza. Só se chega à ilha de barco. O lugar é repleto de trilhas, praias quase intocadas, lagos e cachoeiras, ideal para quem curte o contato com a natureza e aventura.
(Crédito: Diego Cardini/Shutterstock)
7 - Do cacau a Jorge Amado
Outra cidade da Bahia que figura entre as mais visitadas do país por cruzeiros é Ilhéus. Conhecida por seu passado como uma das maiores produtoras de cacau do mundo, a cidade também serviu de cenário para obras do escritor Jorge Amado e conserva até hoje esses locais citados nos livros.
(Crédito: João Ramos/Bahiatursa/Divulgação)
8 - Paraíso fluminense
Apesar de Ilha Grande ser a mais visitada, a cidade de Angra dos Reis também recebe cruzeiristas durante a temporada. Com praias e um belo Centro Histórico, é uma opção para os viajantes que não forem para a ilha.
(Crédito: Ajancso/Shutterstock)
9 - Praia a perder de vista
Na 9ª posição do ranking está Recife, capital de Pernambuco. A cidade é conhecida como a Veneza brasileira, por ser formada por várias ilhas e unida por pontes, como a sobre o rio Capibaribe. Destaque também para o Recife Antigo, bairro onde tudo começou, e a praia da Boa Viagem, uma das mais extensas praias urbanas do país.
(Crédito: Carlos Oliveira/Prefeitura do Recife/Divulgação)
10 - Exuberância nordestina
O Alagoas é outro estado nordestino que oferece boas opções turísticas, entre elas a capital Maceió. Com praias de águas claras e piscinas naturais formadas por arrecifes, a cidade ocupa a 10ª posição entre as mais visitadas por navios durante a temporada.
(Crédito: Pei Fon/Secretaria de Comunicação de Maceió/Divulgação)