Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js

Conheça as belezas de uma escala em Split, na Croácia

24 dez 2012 - 07h44
(atualizado às 08h11)
Compartilhar
Exibir comentários

Fazer um cruzeiro pela Europa tem atrativos para todos os gostos. Para quem admira história e não abre mão de uma paisagem deslumbrante, a Croácia, ao sul, é o destino certo. O Mar Adriático, de águas cristalinas, já faz o passeio valer a pena pelo visual, mas o país, composto por mais de mil ilhas, tem muito a mostrar.

Split é uma das principais cidades da Croácia. Com uma paisagem muito semelhante ao litoral grego, tem atraído cada vez mais visitantes
Split é uma das principais cidades da Croácia. Com uma paisagem muito semelhante ao litoral grego, tem atraído cada vez mais visitantes
Foto: Getty Images

Split é uma das principais cidades. A região viveu um período de guerras que afastou os turistas durante os anos 90, mas foi recuperando o interesse dos visitantes após a turbulência e, com uma paisagem muito semelhante ao litoral grego, tem atraído cada vez mais visitantes. A cidade é um dos destinos do cruzeiro Splendour of the Seas, da Royal Caribbean International, que também faz escalas na Itália, França e Espanha.

Ao chegar a Split, alguns lugares são considerados obrigatórios, como o Palácio Diocleciano. Foi a partir dele, construído para servir de residência para o imperador entre os anos 298 e 305, que a cidade cresceu e, hoje, é a segunda maior do país, com cerca de 220 mil habitantes.

O local fica no centro da cidade e ajuda a compor o chamado coração histórico de Split. As ruelas, estreitas, impressionam. O Palácio, que pode ser acessado através de quatro grandes portas, é gigantesco.  É possível ficar horas no local, curtindo cada detalhe, da espessura das muralhas, superior a dois metros, aos caminhos que levam a recintos subterrâneos, onde ficam as lojinhas que vendem as mais variadas lembranças do local.

São muitos ambientes distintos, que vão de restaurantes, com cardápios dominados por frutos do mar, a jardins, igrejas e museus, além do mausoléu do imperador. Na praça, há diariamente a apresentação de um teatro que relembra a época em que ele ali residia. Os atores, vestidos como romanos, acabam dando um toque especial às fotografias tiradas dentro da fortaleza.

Se o tempo for curto, é bom ficar de olho no relógio. Há muito para ver em Split, que desde 1979 é patrimônio da Unesco. Quem preferir admirar o cartão postal sem cansar muito, pode simplesmente curtir o belo calçadão chamado Riva, cercado de palmeiras, um lugar que se torna referência – é fácil de achar por ser avistado pelos turistas assim que chegam à cidade de navio e por estar próximo do palácio.

O entardecer no local é uma boa pedida, mas também vale a pena subir o Monte Marjan para apreciar o pôr do sol. É um pouco mais cansativo, mas a paisagem compensa.

Com tempo, uma dica é desbravar mais cidade e ainda conhecer a vizinhança. Split é cercada de outros belos lugares, como Trojir, outra cidade histórica. É possível se deslocar de ônibus, com um custo baixo (27km separam Split de Trojir). As ilhas próximas, como Hvar e Korcula, também são ótimas alternativas. 

Fonte: Canarinho Press
Fonte: Terra
Compartilhar
Seu Terra