Conheça Nova Inglaterra; ponta Nordeste dos Estados Unidos
Praias de beleza selvagem, estradas sinuosas, faróis ao longo do litoral e uma vegetação de cores brilhantes durante o outono fazem da região da Nova Inglaterra, na ponta Nordeste dos Estados Unidos, uma das mais deslumbrantes paisagens do país. Percorrer a sua costa é como viajar pelo Velho Mundo. Sensação que ganha ainda mais força quando, ao desembarcar em um dos muitos portos pelos seis estados que compõem a região, você percorrer as ruas estreitas de paralelepípedos em meio a aldeias épicas. Cruzeiros para a Nova Inglaterra podem ser feitos por companhias como a Royal Caribbean International e a Celebrity Cruises.
Em Bar Harbor, Estado do Maine, uma viagem curta de carro, do Centro até o Acadia National Park, oferece uma vista espetacular. Penhascos rochosos de granito estão de frente para belas vistas do mar azul e praias cobertas de pedras. A pé ou de bicicleta pegue a estrada menos conhecida para explorar as muitas trilhas do Acadia. Você também pode descobrir quilômetros de litoral protegido e muitas ilhas em uma aventura de caiaque no mar. Todos os passeios são pagos e há preços diferenciados para adultos e crianças.
Não deixe de experimentar a cozinha local. Na Nova Inglaterra os crustáceos estão em todos os menus, de restaurantes com toalhas brancas a barracas de frutos do mar ao ar livre. A maneira clássica de comer lagosta é na casca. E não se ofenda se o garçom lhe oferecer um babador, pois a experiência pode render um pouco de bagunça. A sopa de mariscos é outro clássico da culinária local.
Em Portland, a maior cidade do Maine, você encontrará uma mistura de movimentação urbana e arquitetura histórica, que combina harmoniosamente o mar e a paisagem da cidade. A região do Porto Velho é belíssima, com suas ruas de paralelepípedos e prédios restaurados.
Visite a Victoria Mansion, uma das mais significativas casas vitorianas, que data de 1858. O interior é todo original, com mobília, cerâmicas, decorações de parede e tapetes antigos. Um passeio pela construção, mais o centro histórico da cidade, custa cerca de 100 dólares por adulto, o equivalente a R$ 210. Crianças pagam menos. Para quem gosta de ir às compras, existe o Freeport, que reúne lojas e butiques famosas, além de artesanato local.
Aos cosmopolitas a viagem ainda reserva uma parada em Boston, capital do Estado de Massachusetts e uma das metrópoles mais empolgantes e vibrantes do país, berço da revolução norte-americana. Não faltam monumentos históricos. Começando pelo parque Boston Common, você ainda passará pelo local do Massacre de Boston. E não deixe de percorrer a Freedom Trail. Com um traçado concebido em 1958, a trilha foi feita para facilitar a vida de quem visita a cidade e principalmente preservar a história da revolução americana através de 16 “paradas obrigatórias”, que posteriormente levariam à declaração de Independência dos Estados Unidos em 4 de Julho de 1776.
Sede de algumas das maiores universidades e faculdades do mundo, sempre há muita coisa acontecendo por lá. Não é à toa que a cidade tem o apelido de "Beantown" (cidade animada). Divirta-se!