Construções medievais são destaque de cruzeiros em Kotor
A cidade montenegrina de Kotor é um popular destino de cruzeiros no Mediterrâneo. Localizada nos pés de um monte e em uma das mais belas baías da região, é repleta de história e cultura. Entre suas atrações estão construções medievais bem preservadas, antigas fortificações, igrejas e belezas naturais. Confira 10 pontos imperdíveis para uma escala em Kotor.
Catedral de Santo Trifão - O padroeiro de Kotor é Santo Trifão e a catedral medieval em sua homenagem na cidade é um dos principais atrativos turísticos. Construída ao longo de diversas décadas, foi finalizada e consagrada em 1166, em local onde em 809 havia uma pequena igreja pré-Romana.
Gospa od Škrpjela - A igreja localizada na pequena ilha artificial e construída em 1630 é dedicada à Nossa Senhora das Pedras. De acordo com uma lenda, após o naufrágio de um navio, um pescador encontrou uma imagem da Virgem Maria com o Cristo e prometeu que construiria a igreja no local.
Cidade Antiga - A cidade antiga de Kotor é outro local de interesse turístico. Sua parte histórica é localizada em uma área triangular entre as montanhas, o mar, o rio Škurda e a fonte Gurdić. Sua composição medieval foi preservada e por suas ruas e ruelas podem ser observados diversos prédios antigos e a arquitetura preservada.
Igreja de São Lucas - Outra igreja para visitar em Kotor é a de São Lucas, localizada na Piazza Greca. Construída em estilo romanesco, data do século XII e até o fim do século XVII foi uma igreja católica. Devido às guerras e à grande imigração de pessoas de outras partes para a cidade, ela foi concedida aos Ortodoxos.
Quebra-gelo movido à energia nuclear fará últimos cruzeiros
Cruzeiro pelo Nilo mostra tesouros do Egito antigo
Bocas de Cattaro - Bocas de Cattaro é uma profunda foz do rio Bokelj e já foi conhecida como o fiorde mais ao sul da Europa, apesar de não ser um fiorde e é uma sinuosa baía do mar Adriático.
Perast - O Golfo de Kotor forma quatro baías nas montanhas. Perast é uma pequena cidade localizada nos pés de uma montanha, no ponto onde as baías de Kotor e Risan convergem e é um ponto turístico de fácil acesso, com belos prédios e paisagens naturais.
Ilha São Jorge - Esta pequena ilha pode ser acessada por barco com saída da baía de Kotor. Ela conta com belas ciprestes, igreja, torres e um monastério. Seu nome, dado há mais de 13 séculos, é uma homenagem ao santo protetor da Kotor na época.
Portões - A parte antiga de Kotor conta com uma série de portões de entrada. O Portão Principal é de 1555 e permitia acesso à baía. Outros são o Portão Norte, construído em 1540, o Bembo Bastion, do mesmo ano, e o Portão Gurdić, também conhecido como Portão Sul, que foi modificado diversas vezes e fortificado em 1470.
Fortificação - Kotor foi uma cidade repleta de fortificações no passado. Entre os pontos de defesa ainda existentes um dos destaques é a Torre Kampana e a cidadela. Construída entre os séculos XIII e XIV, fica próxima ao ponto onde o rio entra na baía da cidade.
Castelo St. John - O Castelo de St. John é uma das antigas estruturas de defesa da cidade de Kotor, e fica na montanha de mesmo nome. Ao longo dos séculos ela foi fortificada e a fortaleza que ainda pode ser vista no local data do século VI, mas boa parte das suas estruturas foi danificada por guerras e tremores de terra.
Veja roteiro:
7 noites: Cruzeiro a bordo do Splendour of the Seas, da Royal Caribbean International, com partida de Veneza, na Itália, em 1º de novembro. Escalas em Kotor, em Montenegro, Corfu, Piraeus, Míconos e Argostoli, na Grécia. Preços a partir de R$ 1.319 por pessoa, mais taxas.