Cruzeiro ao Ártico têm escalas na Escócia e Islândia em 2015
O Ártico, com Escócia e Islândia como escalas, é atração do novo cruzeiro da Poseidon Expeditions para maio de 2015. A bordo do navio Sea Spirit apenas 112 passageiros terão a oportunidade de visitar ilhas, terras gélidas e conferir a natureza exótica da região norte do mundo. A viagem inicia em 20 de maio e segue até 2 de junho, com pacotes a partir de US$ 5.093 por pessoa, mais taxas.
O embarque ocorre na Holanda, em Ijmuiden, e a primeira escala é Edimburgo, capital da Escócia, uma das cidades mais agitadas do Reino Unido, com muita cultura e história para apresentar aos visitantes. No dia seguinte, a viagem segue para a ilha Orkney. A cidade de Kirkwall, capital da ilha, foi fundada em 1035 e é conhecida pela catedral de pedras de São Magno, o mais belo prédio medieval no norte da Escócia.
Envie sua foto em um cruzeiro para ser publicada no Terra
A próxima parada será North Ronaldsay, na mesma ilha. Para quem gosta de arqueologia, o local concentra diversos sítios neolíticos. Outras atrações são flores selvagens, mamíferos e pássaros migratórios. No mesmo dia, o roteiro inclui as Ilhas de Fair, em Shetland, onde 70 habitantes locais recebem os visitantes para uma caminhada ao observatório de pássaros. As Ilhas de Fair é o ponto mais remoto do Reino Unido habitado.
Animais raros, geleiras e fiordes
As Ilhas Faroé, território autônomo da coroa dinamarquesa, são a parada seguinte, com duas cidades na rota. A primeira é Tórshavn. A cidadezinha é famosa pelas casas coloridas de telhados gramados, erguida em meio às montanhas. No dia seguinte será a vez de visitar os penhascos de Vágar e a cidade de Mykines. Em Vágar os dois maiores lagos das Ilhas Faroé são as principais atrações. Já Mykines o ponto alto é a presença dos papagaios-do-mar, aves de penas brancas e pretas com bicos coloridos.
Na Islândia, o roteiro prevê diversas escalas. A primeira será em Djupivogur, onde parte uma excursão até Vatnajokull, a maior e mais volumosa geleira do país. Outros locais visitados serão Mjoifjordur, uma vila com pouco mais de 30 habitantes que só pode ser acessada em pequenas embarcações, e Neskaupstadur.
Akureyri, capital do norte da Islândia, está próxima de um gigantesco fiorde e é de onde parte a excursão para a queda d'água de Godafoss e para o lago Myvatn, situados em uma região que surgiu a partir de erupções vulcânicas. O lago tem um ecossistema considerado único no mundo. O fiorde Isafjördur é um dos mais bonitos do país e será a escala seguinte da viagem. Antes de chegar ao fim do roteiro, na capital da Islândia, Reikjavik, são visitadas duas vilas de pescadores.