Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js

Cruzeiro celebra 100 anos de navio que atuou de 2 guerras

10 jun 2013 - 07h29
(atualizado às 07h29)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma companhia de cruzeiro prepara um roteiro especial para lembrar um de seus navios mais emblemáticos que completaria 100 anos em 2014. O Aquitania, apelidado de Ship Beautiful, participou das duas grandes guerras mundiais transportando soldados e suprimentos e foi um dos mais belos navios de cruzeiro construídos pela Cunard Line.

A companhia, que nasceu no século 19 ao ganhar a concessão de correios entre a Inglaterra e os Estados Unidos, preparou um roteiro a bordo do navio Queen Victoria pelas ilhas britânicas com um pernoite em Liverpool, cidade que a empresa usou como base por muito tempo no início de sua operação.

Na escala em Liverpool marcada para 30 de maio de 2014 será celebrado o centenário da viagem inaugural do Aquitania. Para embarcar nesse roteiro que começa uma semana antes, em 23 de maio, o valor por pessoa custa a partir de US$ 2.699 (R$ 5.743).

A viagem será um dos pontos altos da temporada 2014 da companhia. Depois de 50 anos, um navio da Cunard voltará a fazer uma escala de dois dias em Liverpool. O cruzeiro de 13 dias pelas ilhas britânicas inclui escalas em South Queensferry, Invergordon, Kirkwall, Greenock, Dublin, Cobh e St. Peter, antes de retornar a Southampton em 5 de junho.

A cidade de Greenock também tem uma ligação forte com o Aquitania. Foi lá que o navio foi construído no estaleiro John Brown Shipyard. O cruzeiro também fará referência ao Lusitania, navio da Cunard que foi perdido durante a Primeira Guerra Mundial, em Cobh. A embarcação, inaugurada em 1907, foi atingida por torpedo de submarino alemão quando fazia a travessia para Nova York em 8 de maio de 1915.

O Aquitania marcou época na Cunard. Na época de sua inauguração, em 30 de maio de 1914, era o maior navio de cruzeiro do mundo e considerado um dos mais bonitos já construídos. Na história da Cunard, a embarcação também foi uma das mais antigas a permanecer em navegação, operou durante 36 anos.

Por sua importância na 2ª Guerra Mundial, o Aquitania recebeu menção especial de Sir Winston Churchill. O tempo de serviço e as milhas navegadas pelo Aquitania só são superadas pelo Queen Elizabeth 2, outro navio emblemático. “Cada visita de um navio da Cunard ao rio Mersey é motivo para celebrar e a cidade e população de Liverpool nunca nos decepcionam”, comemora o presidente da empresa, Peter Shanks. “A viagem inaugural do Aquitania ainda é algo para nos orgulharmos e celebrar 100 anos depois. E temos a intenção de fazer isso no melhor estilo Cunard”, completou.

Fonte: Canarinho Press
Fonte: Terra
Compartilhar
Seu Terra