Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js

Cruzeiro temático no Danúbio mostra herança judaica

Excursões levam os passageiros para visitar cidades e vilas emblemáticas na história do judaísmo europeu

25 dez 2014 - 08h00
Compartilhar
Exibir comentários

O cruzeiro Danúbio Romântico, da AmaWaterways, que navega pelo rio europeu através de diversas cidades medievais, oferece algumas saídas temáticas para quem gosta da história do judaísmo. O roteiro Herança Judaica parte de Vilshofen, na Alemanha, após quatro dias em Praga, e dura 12 dias.

A primeira cidade com tour temático é Praga, na República Tcheca, com uma excursão para Josefov, bairro na cidade antiga e que foi o gueto dos judeus, sendo o maior e mais antigo da Europa. Nele ficam locais marcantes, como a Sinagoga Velha Nova, a mais antiga em funcionamento no mundo, e o segundo maior museu sobre judaísmo. A excursão inclui uma visita ao Cemitério Judeu de Zizkov, estabelecido em 1680, onde estão enterrados rabinos famosos e o escritor Franz Kafka.

No segundo dia na cidade é possível fazer um tour para Terezin, um dos campos de concentração nazistas durante a Segunda Guerra Mundial e onde hoje funciona um memorial aos mortos. Outra escala com visita a locais importantes é Linz, na Áustria, como a Nova Sinagoga e o Cemitério Judeu da cidade.

Ainda na Áustria, mas na capital Viena, a excursão temática inclui o Museu Judeu, a praça Judenplatz, antigo centro da vida judia durante a Idade Média. Escavações arqueológicas no local dão acesso às ruínas da sinagoga medieval local. Na praça também fica o memorial aos 65 mil judeus austríacos mortos durante o Holocausto, em formato de biblioteca. O passeio ainda inclui visitas à casa de Sigmund Freud e ao quarteirão judeu.

Eslováquia

Na Bratislava, capital da Eslováquia, a visita temática pode ser feita ao túmulo de Chatam Sofer, o mais famoso rabino da cidade. A última escala que inclui atrações temáticas é Budapeste, na Hungria, com ida ao parque Sankt Stephan, onde estão as estátuas de Raoul Wallenberg e Gabor Sztehlo, conhecidos por terem salvo as vidas de milhares de judeus húngaros na Segunda Guerra. Também pode ser feito um passeio ao Distrito Judeu, com visitas a sinagoga da rua Dohany, ao Antigo Cemitério Judeu e à Árvore da Vida.

Fazem parte da viagem ainda escalas em Regensburg e Passau, na Alemanha, Melk e Krems, na Áustria. A rota com início em 28 de junho de 2015 a bordo do navio AmaSonata tem preços a partir de US$ 4.079 por pessoa, mais taxas.

Fonte: Canarinho Press
Compartilhar
Seu Terra