Cruzeiros têm opções para pessoas com restrições alimentares
Se você tem alguma restrição alimentar e pretende fazer uma viagem, um cruzeiro marítimo pode ser uma boa opção. As companhias investem constantemente para oferecer refeições para agradar os diferentes públicos, independentemente se a restrição for por estilo de vida, religiosidade ou saúde.
A regra número 1, no entanto, é perguntar antes de fechar o pacote e avisar com antecedência à empresa sobre o que você precisa. Por exemplo, se o passageiro tem alergia a lactose, deve comunicar a empresa ou o agente de viagem no ato da compra do pacote. O mesmo costuma acontecer com pessoas que, por questões religiosas, precisem de algum tipo de alimentação diferente, como acontece com alguns judeus, muçulmanos e hindus. Já para vegetarianos, é bastante comum os navios terem opções de pratos específicos, que são indicados nos menus.
Nas viagens da Royal Caribbean International os passageiros são questionados sobre restrições alimentares no momento em que fazem o check in online. Assim, com antecedência, dá tempo para providenciar pratos específicos para cada um até o embarque. O check in online é feito três dias antes. No entanto, mesmo a bordo, o hóspede pode solicitar à cozinha uma alimentação especial.
Cardápios variados
As companhias Costa Cruzeiros e Ibero Cruzeiros oferecem menos especiais para vegetarianos e hóspedes alérgicos a lactose e glúten, e sempre há opções disponíveis a bordo dos navios. Já em relação aos passageiros que necessitam de pratos diferenciados por motivos religiosos, a Costa Cruzeiros elabora opções de cardápio quando há grupos a bordo de no mínimo 50 pessoas, e a solicitação deve ser feita no momento da reserva da cabine.
Outra companhia que oferece opções para quem precisa de uma dieta diferenciada é a MSC Cruzeiros. A bordo dos navios da empresa existem cardápios para quem segue dieta vegetariana, comida light ou sem glúten. São oferecidos mais de 90 tipos de frutas frescas e secas e uma seleção de sobremesas de baixa caloria. Entre os seus restaurantes, o Galaxy Lounge possui um conceito diferente com a cozinha molecular. Nela, os ingredientes são combinados com a composição molecular compatível, com estudos físicos e químicos dos alimentos.