Da casa ao cabaré; mundo de Jorge Amado é atração em escala
Natureza e história do ciclo do cacau também são destaques em uma visita a cidade a bordo de um navio de cruzeiro
Amantes da literatura brasileira talvez tenham maior curiosidade de visitar Ilhéus, cidade ao Sul da Bahia famosa por servir de cenário para algumas das principais obras do escritor Jorge Amado e na rota da temporada brasileira de cruzeiros que começou em novembro e vai até maio.
Em uma escala em Ilhéus é possível conhecer o armazém e o cabaré que fazem parte da obra ‘Gabriela, Cravo e Canela’, do autor baiano, assim como a sua própria história, a residência onde viveu na cidade que o adotou, transformada em Casa de Cultura Jorge Amado. Bem preservados, o cabaré Bataclã e o Bar do Vesúvio, pontos centrais da literatura do escritor, recebem turistas o ano inteiro, especialmente no verão.
Situada no litoral Sul da Bahia, Ilhéus ainda reserva o seu belo centro histórico com fortes marcas da herança portuguesa. A excursão histórica costuma levar os turistas às igrejas de São Sebastião e São Jorge e, ainda, ao Teatro Municipal.
Envie sua foto em um cruzeiro para ser publicada no Terra
Cachoeira ou praia? Escala em Ilhabela contempla as duas
Quem tem disposição de sobra pode encarar um roteiro de 5 horas para visitar o melhor do município, o que inclui a cachoeira de Tijuípe para tomar banho em suas águas cristalinas e mornas.
Situada às margens do Atlântico, Ilhéus conta com belas praias. Outro passeio leva os turistas para conhecer a orla e a mais famosa das praias, a dos Milionários, onde fica a Cabana Palmito, típico bar e restaurante praiano.
Natureza e história
Para os aventureiros e os que privilegiam curtir a natureza, a alternativa é a excursão para a praia Pé de Serra. O local é quase inexplorado e está a 15 minutos da praia Itacarezinho, uma das mais belas da região. Um passeio imperdível é a caminhada até Mirante da Serra Grande.
Forjada pela mão de obra escrava nas fazendas de cacau, Ilhéus ainda preserva as plantações da fruta e há roteiros que levam até esses locais. Em uma excursão de 4 horas, os turistas são apresentados às centenárias fazendas. Na visita, eles conhecem o ciclo completo, da colheita ao beneficiamento do cacau até ele virar chocolate. O passeio acaba em uma loja de fábrica de chocolate caseiro para, é claro, levar chocolate para casa.