De palácios a pubs; veja 10 motivos para conhecer Edimburgo
Edimburgo não é só mais uma cidade no Reino Unido. A capital da Escócia é um lugar vibrante, conhecida por seus diversos festivais que agitam a cidade durante o ano inteiro, além de ser considerada por muitos como uma das mais belas da região. Tanto que o escritor Robert Louis Stevenson, famoso por livros como O Médico e o Monstro e A Ilha do Tesouro, e um dos ilustres filhos da cidade, uma vez escreveu que “Edimburgo é o que Paris deveria ser”. Nas ruas da cidade se destacam os pontos históricos e monumentos, além dos tradicionais pubs britânicos. Confira 10 atrações para uma escala de cruzeiro em Edimburgo.
Palácio de Holyroodhouse - O Palácio de Holyroodhouse é a residência oficial da rainha do Reino Unido quando visita a Escócia. Localizado no final da Royal Mile de Edimburgo, o palácio tem como vista o Arthur's Seat. Visitantes podem explorar pontos históricos como as ruínas da abadia e o local que ficou conhecido por ter sido o lar da rainha Maria da Escócia.
Castelo de Edimburgo - O Castelo de Edimburgo é um dos principais cartões postais da cidade. Apesar da visita ao castelo ser paga, ele é uma das atrações mais procuradas na Escócia, e tem uma história de construção complexa. A parte mais antiga, a Capela de Santa Margarida, data do século XII. O Grande Hall foi erguido por James IV por volta de 1510, a bateria foi construída pelo regente Morton no fim do século XVI e o Museu Memorial de Guerra da Escócia foi feito após a Primeira Guerra Mundial.
Royal Mile - A Royal Mile é uma via que se estende do Castelo de Edimburgo ao Palácio de Holyroodhouse e é considerada o coração da cidade. Ela percorre a Cidade Antiga, repleta de locais históricos, alguns dos melhores restaurantes e bares da Escócia, além de prédios centenários e contemporâneos.
Monumento a Scott - É uma homenagem a Sir Walter Scott, o criador definitivo do estilo literário conhecido como romance histórico. Com a morte do autor, nascido em Edimburgo, decidiu-se erguer um monumento a Scott, um dos mais importantes escritores escoceses de todos os tempos. O projeto aprovado para o memorial é de autoria do arquiteto George Meikle Kemp e começou a ser construído em 1840, oito anos após sua morte.
Rio Amazonas está na rota de cruzeiro pela América em 2015
Monumento a Nelson - No topo da colina Calton fica o Monumento a Nelson, dedicado ao Lord Horatio Nelson, um oficial britânico de grande importância durante as Guerras Napoleônicas, durante as quais venceu diversas batalhas. O monumento foi erguido para celebrar sua vitória e lembrar sua morte na mais importante delas, a Batalha de Trafalgar, em 21 de outubro de 1805.
Holyrood Park - Próximo do coração da cidade fica o Holyrood Park, um local adjacente ao Holyrood Palace. No seu ponto mais alto fica o vulcão adormecido Arthur's Seat, a 251 metros acima do nível do mar, o que proporciona uma ótima vista da cidade. No local fica um grande e bem preservado forte, os restos da capela medieval de Santo Antônio, datada do século XV, entre outras atrações.
Igreja de Santo Egídio - Uma das mais antigas igrejas de Edimburgo foi fundada nos anos 1120 e foi importante durante a Reforma e é conhecida como o Berço do Presbiterianismo. Entre suas atrações estão os vitrais, um impressionante órgão Rieger e a Capela Thistle, casa dos Cavaleiros da Ordem de Thistle, adicionada ao edifício em 1911.
Catedral Episcopal de Santa Maria - Construída em 1879 e projetada por Sir George Gilbert Scott, a Catedral de Santa Maria é um dos mais bonitos prédios em estilo neogótico no mundo. Com três torres, está entre os mais imponentes da paisagem da cidade.
Pubs - Não da para ir para a Escócia e não passar por um pub. Edimburgo é conhecida por sua intensa cultura de pubs, com diversos opções para todos os gostos e bolsos. Desde pubs tradicionais repletos de opções de cervejas, até bares para apreciar drinques e locais para degustar os famosos whiskys escoceses.
Paróquia de São Cuthbert - Escondida entre as árvores próximas aos jardins da Princess Street, a igreja de São Cuthbert, construída em 1892 no local onde já haviam sido erguidos pelo menos outros seis templos. Dentro do prédio os visitantes podem encontrar pinturas sacras, esculturas, belos vitrais que representam David em seu caminho para matar Golias, e a capela do século XVIII na qual a escritora Agatha Christie se casou em 1930.
Veja roteiro:
8 dias - Cruzeiro a bordo do Ocean Princess, da Princess Cruises, com partida de Dover, na Inglaterra, em 1º de agosto de 2015. Escalas em St. Hellier e Londonderry, no Reino Unido, Dublin, na Irlanda, e Edimburgo, com pernoite. Preços a partir de US$ 1.699 por pessoa, mais taxas.
E você, já fez um cruzeiro? Mande a foto de sua viagem para o vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra, clicando aqui ou envie pelo aplicativo WhatsApp, disponível para smartphones, para o número +55 11 97493.4521.