Desbrave a Baía de Samaná, paraíso das baleias no Caribe
Cercada por florestas tropicais e em meio a uma reserva de manguezais em pleno Caribe, a Baía de Samaná, na República Dominicana, é um paraíso para os amantes da natureza.
Apesar de estar um pouco fora dos roteiros turísticos, essa região tem as águas cristalinas e uma das melhores áreas de mergulho no lado norte do país.
Para embarcar nessa aventura, o acessório imprescindível é um par de pés de pato. Em alguns pontos, a visibilidade chega a 45 metros de profundidade.
A Baía de Samaná é considerada também o melhor lugar no mundo para observar baleias. Anualmente, entre os meses de janeiro e março, centenas de baleias jubartes migram do Sul para a Baía de Samaná. Durante a estação de acasalamento, cerca de 300 delas podem ser vistas ao mesmo tempo nadando na baía, enquanto se exibem, brincam e cantam.
Com nessa região é existe também uma floresta exuberante, uma caminhada a partir da praia leva os visitantes a uma linda cascata de 30 metros de queda, El Salto del Limón. Para chegar até lá dá para ir caminhando ou até mesmo cavalgando. A recompensa é um banho refrescante na piscina natural formada pela queda d’água.
Se houver tempo e fôlego vale ir até o Parque Nacional de Los Haïtises, famoso pela exuberância dos manguezais e das cavernas de calcário. Para quem prefere sombra e água fresca, são muitas as praias inexploradas para descansar, a Playa Rincon, no oeste da península, está entre as melhores do mundo na avaliação da revista Condé Nast Traveler. A ilha de Cayo Levantado também costuma ser contemplada nos roteiros pela região.
A Royal Caribbean International, Norwergian Cruise Line e a Holland America Line possuem roteiros com escala na Baía de Samaná.