Script = https://s1.trrsf.com/update-1737639310/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js

Desbrave Cartagena, na Espanha, em uma escala de cruzeiro

17 jul 2013 - 07h06
(atualizado às 07h06)
Compartilhar
Exibir comentários

Quando se fala em turismo pela Espanha, logo vem à mente Barcelona e Madri, ou suas ilhas. Mas uma cidade, ao Sudeste do país, às margens do mar Mediterrâneo, é também um belo destino na rota dos cruzeiros marítimos: Cartagena.

Murada desde a época em que seu porto era defendido por fortes, Cartagena preserva as ruínas desse período em que os romanos dominavam a região. Fundada no século III a.C, a cidade possui o mais antigo porto espanhol e atualmente o principal do país.

Após o fim do Império Romano, a cidade ainda foi palco de novos conflitos até os mouros iniciarem a recuperação. Mas somente no século XVIII, o crescimento econômico voltou a ser significativo, com a atividade mercantil e a extração de minérios movimentando o comércio.

Entre as atrações locais está a Catedral de Santa Maria, construída no século XIII. O prédio sacro está em ruínas desde 1939, quando foi atingido pelos bombardeios das tropas do ditador Francisco Franco, durante a Guerra Civil Espanhola.

Vale conhecer também o Teatro Romano, descoberto no fim dos anos 1980 em escavações arqueológicas. Ele foi construído entre 5 a.C. e 1 a.C. e tinha capacidade para 6 mil expectadores. Estudos indicam que sua utilização se estendeu até o século III. Já o Museu Arqueológico Municipal possui um acervo com esculturas, relevos e altares em pedra encontrados nessa região.

Um passeio imperdível é o Mar Menor, a maior lagoa da Europa. Lá o cruzeirista pode nadar nas águas salgadas e mornas onde os reis mouros recarregavam as energias. Em uma excursão em um barco turístico também é possível aprender sobre a história do porto, seus fortes e as lendas que o rondam o local.

Cartagena mantém um museu que guarda carruagens e carros datados do século XVII até os dias de hoje, e ainda uma das maiores coleções de motocicletas de toda a Espanha. Para mergulhar um pouco da história local, vale conhecer o Porto de Culturas de Cartagena, onde estão os sítios históricos. Entre estes, destaque para a parede Púnica, com restos de uma muralha construída em 227 a.C. Na mesma região fica o Castillo de la Concepción, um castelo, do século XIII, assim como o abrigo e o museu da Guerra Civil Espanhola.

Situada às margens do mar Mediterrâneo, Cartagena tem uma gastronomia baseada em peixes e frutos do mar. Como entrada, peça calamares fritos (lulas fritas), chopitos (pequenos polvos) e angulas (pequenas enguias). No prato principal, escolha entre as opções de peixes salgados, muito comuns na região, como a truta recheada com bacon e presunto. Para a sobremesa, a dica é o pão de figo, uma especialidade local. 

Fonte: Canarinho Press
Fonte: Terra
Compartilhar
Seu Terra