Script = https://s1.trrsf.com/update-1732903508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js

Encante-se por Santorini, ilha grega no roteiro de cruzeiros

8 abr 2013 - 07h14
Compartilhar
Exibir comentários

Mesmo quem nunca pisou em Santorini reconhece a paisagem da mais famosa das ilhas gregas. As construções caiadas em branco com detalhes em azul erguidas sobre as montanhas vulcânicas transformaram-se em uma das principais escalas de cruzeiros pela Europa.

Inúmeros roteiros com partidas da Itália, tanto de Veneza quanto de Civitavecchia, em Roma, ou da Turquia, fazem escalas na ilha. A estadia de poucas horas no destino, entretanto, vai deixar gostinho de quero mais, porque os atrativos naturais e turísticos são muitos e há opções desde o amanhecer até noite adentro.

Para dar tempo de conhecer ao menos os principais pontos, vale a pena alugar um carro ou um quadriciclo, bem popular por lá e com preços atrativos. Comece seu roteiro por Fira, o principal centro turístico de Santorini. O local é cheio de lojinhas para comprar souvenirs, barzinhos e restaurantes. Porém, o mais famoso e charmoso bairro é o de Oia. É de lá que, todos os dias, os turistas admiram e registram o entardecer em fotografias e vídeos. Nessa região também ficam os melhores hotéis e restaurantes, além de inúmeras lojas.

Santorini é um arquipélago vulcânico circular formado por cinco ilhas que teve a configuração atual forjada na última grande erupção ocorrida há aproximadamente 3.500 anos. Em frente à cidade de Santorini fica a ilha de Nea Kameni. Trata-se de uma grande montanha vulcânica onde é possível chegar de barco.

O principal atrativo é o fato de estar em um vulcão ativo. Na visita guiada é possível sentir o calor e o cheiro forte de gases vindos do interior das pequenas fendas que brotam na montanha negra. Antes de retornar à cidade, a embarcação faz uma pausa em uma pequena praia de fontes termais onde a lama vermelha é considerada medicinal.

Às margens do Mar Egeu, Santorini possui belas praias, todas de areia grossa e escura – quase um pedregulho. A cor e a textura se devem ao terreno vulcânico. As praias mais conhecidas são as de Perissa, Kamari, Vlychada, Perivolos e a Red Beach. Esta última fica em uma encosta de argila, por isso o nome, e Vlychada é também frequentada por naturistas.

A Celebrity Cruises, a Royal Caribbean International e a MSC Cruzeiros são algumas das companhias com roteiros que fazem escalas na ilha.

A cratera de Santorini é o vestígio do que provavelmente foi a maior erupção vulcânica já documentada. O histórico vulcânico violento da ilha está visível para qualquer lugar que se direcione o olhar: nas praias de areia negra, nas moradias danificadas por terremotos e nos penhascos íngremes de lava que mergulham no mar. 

Fonte: Canarinho Press
Fonte: Terra
Compartilhar
Seu Terra