Escala em Juneau, no Alasca, permite avistar baleias
Além da paisagem natural da capital do Alasca, com geleiras e montanhas, as atrações turísticas incluem visitas a museus e passeio de bondinho
As belas paisagens geladas, com montanhas cobertas por neve e lagos congelados, são as imagens mais relacionadas ao Alasca. Para conhecer esse cenário natural tão diferente do que é encontrado no Brasil, aproveite a temporada de cruzeiros pela região que vai de maio até setembro. Dentre as escalas em viagens para o estado com maior extensão territorial dos Estados Unidos, destaca-se a capital Juneau. A cidade reserva muitas atrações turísticas, mas quem optar por um cruzeiro para o Alasca deve ficar atento mesmo enquanto está dentro do navio, pois dá para aproveitar muito da paisagem durante a navegação, como a Passagem Interior. Esta área abriga animais selvagens, como orcas, cabritos monteses, ursos, papagaios do mar, lontras-marinhas e baleias, as estrelas do espetáculo. Confira seleção de 10 pontos para conhecer em uma escala na capital do Alasca.
1- Campo de gelo de Juneau
A partir dessa área com aproximadamente 3.900 km² é possível fazer passeios à Geleira de Medenhall. Um programa muito procurado por turistas é sobrevoar o campo em hidroaviões, trajeto que dura cerca de 40 minutos e passa por geleiras de 3 mil anos de existência, como a Taku.
2- Teleférico de Mount Roberts
Inaugurado em 1996, o bondinho só funciona de maio até setembro, mesmo período da temporada de cruzeiros. As cabines chegam a até 548 metros acima do chão e é possível apreciar uma vista privilegiada da cidade. O teleférico é um dos mais verticais no mundo e já foi premiado por seu design que facilita a acessibilidade.
3- Tours para ver baleias
A presença de baleias é um dos pontos que mais chama atenção dos turistas na capital da Alasca. De abril a novembro, cerca de 600 jubartes habitam as águas do norte da Passagem Interior. Diariamente, botes saem para Tracy Arm e é muito raro voltar sem ver alguma baleia. As orcas também são comuns em Juneau, e apesar de bem menores que as jubartes, estão acostumadas a caçar focas, morsas e até outras baleias.
4- Área de ski Eaglecrest
Espaço acessível de diversão e educação ao ar livre. Apoiado pela prefeitura de Juneau, Eaglecrest é dedicado a manter os esportes na neve e atividades ao ar livre no verão para garantir lazer a moradores e turistas em todas as estações do ano.
5- Canal Gastineau e Ilha Douglas
Para quem quer ter uma vista panorâmica de tirar o fôlego da capital, da Geleira de Mendenhall e das montanhas pode atravessar o canal, já um excelente passeio também com bela paisagem, e ir até a Ilha Douglas.
6- Juneau-Douglas City Museum
O acervo do museu mostra a história da região antes mesmo dela se tornar famosa pela mineração. Documentários, histórias digitais com linha do tempo e exposições interativas ficam permanentemente no local.
7- Centro Histórico
O turista que deseja conhecer o centro histórico de Juneau deve buscar um mapa da cidade e se orientar por placas azuis localizadas nas ruas, que indicam os pontos principais. Dentre as construções históricas importantes é possível destacar o Alaska State Capitol, o Alaskan Bar e Hotel e a Casa do Governador.
8- Last Chance Mining Museum
Localizado no prédio onde funcionou a Companhia de Mineração de Juneau de 1912 até 1944, o museu exibe ferramentas originais, máquinas e infraestrutura do que um dia foi a maior e mais avançada mina de ouro em rochas duras.
9- Galeria dos Artistas de Juneau
A galeria é uma cooperativa formada por 23 artistas locais que expõe sua arte e administram a área. Ideal para comprar joias, cerâmicas, gravuras e desenhos e ainda conhecer um pouco mais da cultura de Juneau.
10- Livraria Observatory
Quem gosta de livros não pode perder a chance de conhecer a livraria independente Observatory. A pequena casa azul localizada em uma colina com vista para o porto, tem grande estoque com muitas obras o Alasca.
Veja roteiro
7 noites – Navio da Royal Caribbean International a bordo do navio Jewel of the Seas, com partida em Vancouver, no Canadá, em 22 de maio de 2015. Escalas em Juneau, Skagway e Fiorde Tracy Arm, no Alasca, e Victoria, na Colúmbia Britânica. Durante a navegação, o cruzeiro passa pela Passagem Interior, no Alasca. Preços a partir de R$ 2.054,00 por pessoa, mais taxas.