Excursões em Recife mostram história pernambucana
Além da capital do Estado, excursões levam para destinos turísticos importantes como Olinda e Porto de Galinhas
Entre os portos de escala de cruzeiros no Nordeste brasileiro, Recife é um dos destaques. O centro histórico da cidade, conhecido como Recife Antigo, costuma concentrar os passeios pela história em si envolvida e o casario secular. Além das excursões por essa área que é palco do Carnaval e das festas de Natal, é possível ir a partir da cidade até a vizinha Olinda e a paradisíaca Porto de Galinhas.
Para conhecer pontos históricos e a arquitetura antiga do Recife, uma das excursões oferecidas tem 3 horas de duração e faz um tour panorâmico pela cidade. O passeio inclui o Marco Zero da Cidade - como o nome já diz o local onde a cidade nasceu - e a Rua do Bom Jesus, antiga Rua dos Judeus. A partir daí começa uma caminhada para observar as casas do século XIX e a antiga sinagoga. O tour panorâmico passa ainda pelas ilhas de Recife, Santo Antônio e Boa Vista e a ponte Maurício de Nassau, Praça da República, onde estão o Palácio do Governo, o Teatro de Santa Isabel e o Palácio da Justiça. A última parada é na Casa de Cultura, edifício do século XIX que era usado como casa de detenção.
Conhecida como Veneza brasileira, Recife é um mundo a parte no que se refere às ilhas e pontes. Uma das excursões permite ver de perto as belezas do rio Capibaribe em um passeio de barco com duração de 3 horas. Com partida do cais Cinco Pontas, o passeio proporciona um ponto de vista diferente da cidade, passando por pontos turísticos conhecidos e pelas diversas pontes que ligam os bairros ao centro de Recife. Este tour também inclui visitação a Casa de Cultura para admirar e comprar artesanato.
De Copacabana ao Prata: veja 9 cruzeiros de Réveillon
Cachoeira ou praia? Escala em Ilhabela contempla as duas
Outro passeio oferecido pela cidade é focado na cultura. Com 4 horas e meia de duração, a excursão faz a primeira parada na Praça da República, antes de seguir para a Oficina de Cerâmica de Francisco Brennand, o mais respeitado ceramista brasileiro. O local foi transformado pelo artista em um centro cultural e museu ao ar livre com mais de 2 mil peças expostas em um jardim. Há também visitação ao Museu Ricardo Brennand, que é irmão de Francisco. O acervo do museu reúne sua coleção de esculturas, armas, tapeçaria e arte decorativa, com objetos da Idade Média ao Brasil Colonial e peças brasileiras do século XVII ao XIX.
Cidades históricas
Além de Recife, são oferecidos passeios que incluem cidades históricas do Estado. Um tour de 4 horas, depois de percorrer o Recife Antigo, vai até Olinda. Antiga capital, o município é conhecido pelos casarões e igrejas coloniais. As paradas estão previstas em locais como o Alto da Sé e a Igreja da Sé, e o Mosteiro de São Bento. Na volta ainda há uma pausa em Boa Viagem, bairro de Recife conhecido por sua extensa praia.
Outra cidade histórica visitada em excursões é Porto de Galinhas. Usada no passado como porto de escravos, hoje é destino turístico muito procurado pelas belas praias de águas cristalinas, coqueirais, piscinas naturais e infraestrutura para prática de esportes náuticos. Por causa da distância, essa excursão é mais demorada, com cerca de 10 horas de duração.