Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js

Fortes, mesquitas e vales são destaque em Fujairah

1 jan 2014 - 07h13
Compartilhar
Exibir comentários

Fujairah não é apenas um dos sete emirados que compõem os Emirados Árabes Unidos. A cidade, onde está a mais antiga mesquita da região, é também o único deles com área costeira inteiramente no Golfo de Omã e não no Golfo Pérsico. Seu porto recebe navios de cruzeiro e dá às boas vindas aos visitantes com muita história para mostrar.

O local de visitação imperdível em Fujairah é a mesquita de Al Bidya. Datada de 1446 é a mais antiga de todos os Emirados Árabes. Pequena, ela segue preservada em sua construção feita com tijolos e barro. Localizada a 35 quilômetros do centro, chama atenção por sua arquitetura e estrutura. A cidade ainda tem uma réplica da mesquita do Sheikh Zayed, localizada em Abu Dabi, e é a segunda maior dos Emirados.

A cidade também é repleta de fortes, que são uma constante em sua paisagem. Um deles é o Forte Fujairah, localizado na zona costeira entre jardins de palmeiras e a zona moderna da cidade. Sua posição, no topo de uma rocha natural, tem vista para a antiga vila, da costa e da entrada de Wadi Ham. Sua construção foi feita com materiais locais e durante a história passou por diversas fases. Originalmente foi erguido entre 1500 e 1550.

Outro é o Forte Awhala, próximo a divisa com Omã, na vila de mesmo nome. O forte passou por uma investigação arqueológica e foi descoberto que sua construção foi feita sobre uma estrutura defensiva datada da era do ferro e há no local petróglifos. O sítio histórico de Al Hayl inclui um forte, o Palácio de Al Hayl, que fica nas montanhas atrás da atual Fujairah. Estudos apontam que a sua data de construção pode ser anterior a 1830.

O Forte Al Bithna fica próximo da moderna vila de Bithna e foi construído em formato quadrangular, com duas torres em cada canto da face oeste. Parte de uma das torres ruiu e foi reconstruída com materiais modernos. Existem ainda traços de batalhas associadas ao forte e arqueologistas descobriram uma série de câmaras sepulcrais.

Montanhas e vales

Fujairah também chama atenção pela sua paisagem repleta de montanhas e vales. A montanha Hajar é uma das mais chamativas, a mais alta do leste da Península Árabe, e vai dos Emirados Árabes Unidos a Omã. Seu cume fica a 1527 metros e é chamado de Jabal Yibir. Além de bela, a montanha contem trilhas e passeios.

A cidade possui diversos vales, sendo os mais populares o Wadi Ham, Wadi Zikt, Wadi Al Wurayah, Wadi Siji e Wadi Al Hail. O Wadi Ham é o maior deles e o mais longo de todos os Emirados Árabes, com 30 quilômetros. O vale fica seco na maior parte do ano.

Fonte: Canarinho Press
Fonte: Terra
Compartilhar
Seu Terra