Script = https://s1.trrsf.com/update-1739280909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js

Gijón é porta de entrada de cruzeiros à Espanha

23 jul 2013 - 07h16
(atualizado às 07h16)
Compartilhar
Exibir comentários

A região das Astúrias, na Espanha, é um conhecido destino turístico. Alguns navios de cruzeiro em rotas pela Europa passam por lá, com paradas na cidade de Gijón, a mais populosa das Astúrias, e um local de muitas atividades para os visitantes. Um dos portos mais importantes do país, Gijón tem uma história do período neolítico, de quando são conhecidos os sinais mais antigos de ocupação humana. Os encantos são vários, em especial as praias da cidade, muito convidativas aos turistas.

Durante o verão europeu o clima no Principado das Astúrias é de bastante calor. E para espantá-lo três praias fazem sucesso entre os locais e os visitantes. Para os quem buscam algo mais íntimo, o mais indicado é visitar a La Playa de Poniente, localizada em torno de uma enseada. Esta praia não é natural e foi criada em meados dos anos 1990. Conta com uma boa estrutura. Outra é a praia de San Lorenzo, uma das mais conhecidas de todo o Principado. Bem maior, também recebe uma grande quantidade de turistas e está preparada para a prática de esportes, como vôlei e futebol, com muitas quadras, além de surf, caiaque e windsurf. A cidade ainda conta com uma terceira e mais afastada praia, a de Arbeyal, que também é a menor delas.

Gijón também é uma cidade repleta de museus, um dos orgulhos da população local, alguns deles temáticos e especializados em coleções. É o caso do Museu Internacional da Gaita de Foles, que abriga uma série desse tradicional e curioso instrumento. Outro temático é o Museu do Ferrocarril das Astúrias, voltado para o transporte ferroviário e que mantém uma estação de trens do século XIX.

Quem gosta de trilhas pode aproveitar e fazer uma caminhada até o Cerro de Santa Catalina, na subida por um morro, de onde se pode ter grandes vistas de toda a extensão do litoral de Gijón. No parque também está a escultura abstrata Elogio del Horizonte, uma das 16 grandes esculturas espalhadas por espaços públicos do município nos últimos anos. Também são oferecidas caminhadas temáticas, com rotas pelas ruelas, sendo a mais famosa a trilha em torno da cidade velha, em um local conhecido como Cimadevilla. Nela são percorridos diversos locais históricos em cerca de uma hora. Também em Gijón fica o maior prédio da Espanha, a Universidad Laboral de Gijón, com 270 mil metros quadrados.

Na culinária a cidade é repleta de restaurantes, que oferecem cardápios variados, entre eles pratos tradicionais espanhóis como as tapas, produtos frescos das Astúrias, os famosos bolos e doces de Gijón, sorvetes caseiros e vinhos. As compras na cidade também são um bom passatempo, com espaços abertos e agradáveis para se caminhar e escolher um souvenir, com destaque para o Mercado Ecológico Artesanal, que dispõe de produtos que não agridem o meio ambiente.

Veja alguns roteiros que passam por Gijón.

- Oito noites em cruzeiro pela Europa - Viagem a bordo do Adventure of the Seas, da Royal Caribbean International, com partida em 27 de outubro do porto de Southampton, na Inglaterra. Paradas em Cherbourg e Le Havre na França, Vigo, Gijón e Bilbao, na Espanha. Preços a partir de R$ 1.465 por pessoa.

- 14 noites em cruzeiro pela Europa - Viagem a bordo do Adventure of the Seas, da Royal Caribbean International, com partida em 28 de setembro de 2014, de Southampton, na Inglaterra. Paradas em Gijón e Vigo, na Espanha, Funchal, na Ilha da Madeira, Santa Cruz de Tenerife e Las Palmas, nas Ilhas Canárias, Las Palmas, na Grande Canária e Lisboa, em Portugal. Preços a partir de R$ 3.049 por pessoa.

Fonte: Canarinho Press
Fonte: Terra
Compartilhar
Receba previsões diárias e fique por dentro do mundo astrológico através do nosso WhatsApp
Inscreva-se
Seu Terra