Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Inspiração para Jorge Amado, Ilhéus é rota de cruzeiros

25 nov 2013 - 07h07
(atualizado às 09h30)
Compartilhar
Exibir comentários

Ilhéus é uma cidade com quase 500 anos e carrega muito da história da Bahia e do Brasil. Isso pode ser visto em suas ruas e prédios históricos, alguns ainda mantidos apesar da passagem dos anos. Grande produtora de cacau e de chocolate, Ilhéus também é inspiração de Jorge Amado, um dos mais relevantes escritores brasileiros.

A cidade, onde foi ambietado o romance Gabriela, Cravo e Canela  é destino de cruzeiros pelo nordeste e recebe os turistas com muitas atrações. Conheça algumas delas abaixo.

Praia do Marciano - Próxima ao porto da cidade, a Praia do Marciano foi uma das mais procuradas de Ilhéus, cidade que conta com cerca de 80 quilômetros de praias. É a de melhor acesso para quem fica no centro, e possui infraestrutura urbanizada, com barracas que comercializam comidas típicas.

Teatro Municipal de Ilhéus - Um dos ícones arquitetônicos da cidade, o Teatro Municipal é um dos mais importantes e tradicionais do Nordeste. Na época de sua inauguração, em 1932, era um cine-teatro de grandes e renomadas companhias artísticas. Após passar abandonado por muitos anos, foi recuperado em 1986.

Catedral de São Sebastião - Entre as diversas igrejas de Ilhéus está a Catedral de São Sebastião, uma das mais bonitas. Construída em 1967 apresenta estilo neoclássico, colunas gregas, abóbada romana e vitrais artísticos que reproduzem cenas bíblicas.

Instituto Nossa Senhora da Piedade - Fundado em 1916, o Instituto Nossa Senhora da Piedade fica em um dos mais imponentes prédios de Ilhéus. Com oito edifícios principais espalhados em uma área de 75 mil metros quadrados, ele se destaca pela arquitetura em estilo gótico do convento, que toma conta da paisagem.

Fazendas de cacau - Nas centenárias fazendas de cacau é possível ver todo o processo da plantação do cacau até a fabricação do chocolate. O visitante pode, inclusive, ajudar a espalhar as sementes com os pés durante o processo de secagem. Com agendamento prévio pode-se almoçar ou tomar café da manhã. As mais conhecidas são Provisão, Almada e Riachuelo.

Praia do Cristo - Outra praia interessante para ser conhecida em Ilhéus é a Praia do Cristo. Ela leva esse nome por ter uma imagem do Cristo Redentor, inspirada na estátua localizada no Corcovado, no Rio de Janeiro. Nela é comum a prática de esportes náuticos, e outra atração é a vista do Morro de Pernambuco.

Lagoa Encantada - A Lagoa Encantada foi descoberta em 1570 por Pero Vaz Gândaro, e hoje é uma região de proteção ambiental. Nela estão a própria lagoa, o rio Almada, além de trilhas, cachoeiras e grutas. Nela são praticados esportes náuticos. A chegada no local, que precisa ser feita em parte por estrada vicinal, é difícil em dias chuvosos e a melhor opção é ir em um passeio de barco.

Antigo Palácio Episcopal – Outro prédio histórico da cidade que vale uma visita é o antigo Palácio Episcopal. Ele fica ao lado do Convento da Piedade e serviu como residência de Dom Manuel Paiva, primeiro bisco da cidade, entre 1915 e 1931. Desde 1991 o local é usado como um museu.

Bataclan - Um dos mais conhecidos cabarés brasileiros, o Bataclan é hoje um centro cultural. Antigamente, quando funcionava como cabaré e cassino, era muito frequentado por coronéis, até a proibição de jogos no Brasil causar sua decadência.Atualmente ele mantém a fachada e alguns cenários do bordel.

Casa de Cultura Jorge Amado - Ilhéus foi um dos cenários mais importantes nas obras do escritor Jorge Amado, que imortalizou a cidade em livros. A antiga residência de Jorge Amado na cidade foi transformada em uma casa de cultura. O palacete foi construído em 1928 pelo pai do escritor, em estilo neoclássico, e possui um acervo com capas de suas obras, fotos antigas e objetos pessoais.

Fonte: Canarinho Press
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade