Litoral paulista combina Mata Atlântica, praias e esportes
É do Estado de São Paulo que partem maior parte dos cruzeiros na temporada brasileira e sul-americana. Santos é o principal porto do país e faz a ligação dos passageiros com cidades do Brasil e América do Sul. Mas o litoral paulista também possui belos destinos para os turistas, como Ilhabela e Ubatuba.
Ilhabela é destaque no litoral paulista por diversos motivos, mas é especialmente favorável para quem gosta de esportes náuticos que dependem do vento. Sua localização geográfica a torna um dos principais destinos para praticar vela, windsurf e kitesurf. Ficou conhecida como a Capital Nacional da Vela. O canal de São Sebastião oferece águas abrigadas e vento constante ao longo do ano, o que proporciona a prática de todas as modalidades de vela.
Mas a cidade também é famosa pelas praias, com 41 listadas. Entre os destaques estão a Praia de Jabaquara, uma das mais bonitas de Ilhabela, Saco da Capela, uma das mais movimentadas, Perequê, local em que são realizados shows e eventos. Para os surfistas, o município também conta com boas opções. Castelhanos é um local com ondas perfeitas, que chegam aos dois metros de altura. No Bonete, o ponto ideal é o Canto Bravo, com ondas de até três metros. Já os mais corajosos costumam procurar o Areado, onde as ondas de até três metros estouram nas pedras.
Envie sua foto em um cruzeiro para ser publicada no Terra
Outra atividade para uma escala em Ilhabela é a caminhada. A cidade possui diversas trilhas em sua vasta área de Mata Atlântica, nas quais os visitantes podem conferir de perto a rica flora e animais como lontras, macacos, jaguatiricas, gatos do mato, caxinguelês e lagartos.
Ubatuba
Mais próxima ao Rio de Janeiro está Ubatuba. A cidade tem mais de 100 praias para serem exploradas e algumas delas estão entre as mais famosas do Estado. Entre os destaques estão a praia de Itamambuca, uma das mais preservadas e conhecida por ser um bom lugar para praticar surfe, o que também é característica da praia Vermelha do Norte e Toninhas. Para quem gosta de agito, uma das mais movimentadas é a Praia Grande, que recebe tanto banhistas quanto surfistas. Para maior tranquilidade, as praias da Fortaleza, a quase deserta Ilha das Couves e Ubatumirim podem ser as ideais. Também chama atenção a praia de Itaguá, conhecida por abrigar a base paulista do Projeto Tamar.