Em entrevista exclusiva ao Terra, o presidente da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos da expectativa para a temporada, que começou em novembro e vai até maio
Os mini cruzeiros, roteiros de três a cinco noites, devem ser o destaque da temporada brasileira de cruzeiros marítimos que começou em novembro e vai até maio de 2015. Apesar do número de leitos ser 1,23% menor em relação ao ano passado, os passeios de curta duração podem garantir maior número de pessoas nas viagens.
A previsão é da CLIA Abremar Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos). Com quatro companhias fixas no Brasil – Royal Caribbean International, MSC Cruzeiros, Costa Cruzeiros e Pullmantur -, mais a Azamara Club Cruises, a temporada atual terá 239 roteiros em 11 navios. Destes, 137 serão mini cruzeiros.
Em entrevista exclusiva ao Terra, o presidente da CLIA Abremar, Roberto Fusaro, também diretor-geral da MSC Cruzeiros na América do Sul, fala sobre os desafios do setor para as próximas temporadas.
Terra - Qual a expectativa para a temporada 2014/2015 de cruzeiros no Brasil?
Roberto Fusaro - Muito positiva. É uma temporada um pouquinho difícil porque dois eventos atrasaram um pouco. Tivemos a Copa do Mundo, que foi uma distração geral. No mês da Copa, as vendas pararam um pouco. E depois as eleições, que foi outro período difícil. Agora estamos recuperando, as companhias estão com promoções bastante agressivas.
Terra - E quanto aos passageiros, o que é esperado? Manter o número de 2013/2014 ou aumentar?
Fusaro - Temos 640 mil leitos disponíveis e 11 navios. Esse ano teremos um número maior de mini cruzeiros, o que aumenta muito a quantidade de passageiros. A expectativa é manter o número da última temporada, porque nesse total de leitos a gente não vende todas as cabines lotadas. A expectativa é manter o número do ano passado.
Terra - O Brasil teve um período de crescimento rápido nos cruzeiros e agora tem uma queda. Isso era esperado ou houve motivos para cair?
Fusaro - Foi um período curto, praticamente início dos anos 2000 até 2011, 2012, quando teve uma queda significativa. Chegamos a ter 20 navios, agora tempos 10. Tem dois modos de ver isso. De uma parte a procura, o gosto do brasileiro por cruzeiros, a afinidade, eu diria que não mudou. O público brasileiro gosta do produto, temos uma possibilidade enorme de continuar crescendo. Por outro lado, quando começou o crescimento, tínhamos gargalos que precisavam ser resolvidos e que se não fossem poderia cair. E infelizmente aconteceu.
Terra - Quais são esses gargalos? É possível reverter essa queda para a próxima temporada?
Fusaro - É um mercado em que o que acontece agora vai ter efeito daqui duas ou três temporadas. Não consigo dizer se terá uma redução nesses problemas. Custos de praticagem, taxas portuárias, estamos tentando diminuir. Tentando resolver problemas de regulamentação, pois um porto aqui trabalha de uma forma, o outro de outra forma. As companhias estão acostumadas a trabalhar com diferentes regras de cada país, mas quando chega no Brasil cada porto tem suas regras. Geralmente num país todos os portos tem uma só regulamentação.
Terra - Os cruzeiros são focados no Sudeste e Nordeste, com algumas rotas pelo Sul. No entanto, cidades como Florianópolis, um dos principais destinos turísticos da região, não recebem cruzeiros. O Nordeste também tem muitas cidades que poderiam estar em rotas?
Fusaro - O problema de Florianópolis é que não tem um terminal de cruzeiros. Tem que desembarcar em lanchas, o que é sempre complicado. Tem cidades como Ilhabela, Ilha Grande (Angra dos Reis), em que os navios ficam perto da costa e o fluxo de lanchas é curto. Florianópolis fica longe, o mar é movimentado, trafego longo. Já tivemos cruzeiros lá, mas não era bom. Porto Belo (também em Santa Catarina) tem um bom porto, bonito, mas não é um porto alfandegário, o que significa que não pode ser nem o primeiro, nem o último porto de escala no Brasil. Se o cruzeiro vai para Buenos Aires (Argentina), não pode parar nele porque precisaria parar em outro porto no Brasil antes de seguir pra Argentina. O lugar é maravilhoso, os navios passam na frente, mas não podem parar. Porto Belo não precisa nada de dinheiro, só precisa colocar um funcionário alfandegário. Há anos tentamos isso e não conseguimos.
Terra - O número de brasileiros que procuram cruzeiros fora do país também aumentou. Como a Abremar vê isso?
Fusaro - A missão principal da Abremar é desenvolver cruzeiros no Brasil. Não é uma situação necessariamente desejada. Mas também tem muitos estrangeiros vindo para o Brasil. Na temporada passada foram mais de 100 mil. Isso é muito positivo. Mais de 80% das pessoas que visitam um porto de navio voltam a ele depois em uma viagem terrestre e mais longa. O cruzeiro é uma espécie de degustação do porto.
Splendour of the Seas - Muito conhecido do público brasileiro de cruzeiros, o Splendour of the Seas será novamente o navio da Royal Caribbean International na temporada 2014/2015. A embarcação, com capacidade para até 2074 hóspedes, conta com atrações como a Galeria Britto (com obras e itens temáticos do artista Romero Britto), a churrascaria Chops Grille e o R Bar. No Brasil, o Splendour fará escalas em Santos, Búzios, Ilhabela, Ilha Grande, Salvador, Porto Belo e Rio de Janeiro. Também vai visitar Punta del Este e Montevidéu, no Uruguai, e Buenos Aires, na Argentina
Foto: Royal Caribbean International/Divulgação
Azamara Jouney - A Azamara Club Cruises terá seis roteiros na temporada brasileira e sul-americana com o Azamara Journey, que tem capacidade para 694 passageiros em ocupação dupla das cabines. Entre as atrações do navio de luxo estão o Wine Cellar, um local com mais de 8 mil garrafas de vinhos de diversas regiões do mundo e restaurantes como o Prime C e o Aqualina. Além disso, a Azamara oferece as AzAmazing Evenings, que ocorrem quando há pernoites e que permitem uma imersão maior no destino. O cruzeiro fica na região até fevereiro e visitará Rio de Janeiro, Búzios, Ilhabela, Parati, Salvador, Recife, Ilha Grande (Angra dos Reis), Natal, Belém, Buenos Aires, Montevidéu e Punta del Este
Foto: Azamara Club Cruises/Divulgação
Costa Favolosa Outro velho conhecido dos brasileiros que retorna este ano é o Costa Favolosa, da Costa Cruzeiros. A embarcação será a responsável por levar os passageiros da companhia em seus seis cruzeiros temáticos até o fim da temporada. O Costa Favolosa tem capacidade para 3,8 mil hóspedes
Foto: Costa Cruzeiros/Divulgação
Costa Pacifica A Costa Cruzeiros trará novamente para a região o Costa Pacifica, que já esteve na América do Sul em outra temporada. Conhecido como o navio da música, com capacidade para 3,8 mil pessoas, ele tem entre suas atrações um estúdio de gravação profissional, no qual os passageiros podem gravar um CD com sua performance vocal e levar de recordação. Os navios da companhia visitarão Rio de Janeiro, Santos, Angra dos Reis, Ilhabela, Porto Belo, Salvador, Montevidéu, Buenos Aires e Búzios, além de Maceió e Recife
Foto: Costa Cruzeiros/Divulgação
MSC Preziosa Sucesso na temporada passada, a MSC Cruzeiros trará novamente o MSC Preziosa, sua mais nova embarcação. O navio, com capacidade para 4.345 passageiros, tem entre seus destaques o maior toboágua do mundo a bordo de um cruzeiro, o Vertigo, e opções gastronômicas como os dois restaurantes da rede italiana Eataly. Com partidas de Santos, visitará Ilhabela, Búzios, Ilha Grande, Salvador e Ilhéus
Foto: MSC Cruzeiros/Divulgação
MSC Poesia Muito conhecido do público argentino, o MSC Poesia, da MSC Cruzeiros, estará pela primeira vez com partidas do Brasil. Entre os destaques da embarcação, com capacidade para 3.223 hóspedes, estão uma cachoeira no saguão com pontes, um jardim zen no Sushi Bar e seu spa. A embarcação fará viagens de Santos para a região do Prata, em Buenos Aires, Punta del Este e Montevidéu
Foto: MSC Cruzeiros/Divulgação
MSC Lirica Outro navio confirmado na temporada brasileira pela MSC Cruzeiros é o MSC Lirica, com capacidade para 2.069 hóspedes. A embarcação tem design italiano e conta com atrações como o bar em estilo norte-americano Beverly Hills Bar e o pub inglês Lord Nelson. Seu spa apresenta como diferencial as janelas do chão ao teto que proporcionam belas vistas para o oceano. O navio fará cruzeiros para Ubatuba, Ilhabela, Ilha Grande, Búzios, Ilhéus, Salvador, Punta del Este e Buenos Aires
Foto: MSC Cruzeiros/Divulgação
MSC Magnifica Nesta temporada o navio da MSC Cruzeiros com partidas de Buenos Aires, na Argentina, será o MSC Magnifica, com capacidade para 3.223 passageiros. Entre as mais novas embarcações da frota, o Magnifica tem como diferencial o MSC Aurea Spa, um centro de relaxamento com saunas, banhos turcos, academia, salão de beleza, sala de talassoterapia, massagem balinesa e muitas outras opções. Também conta com a Megradome, piscina com teto transparente e deslizante. A embarcação visitará Rio de Janeiro, Búzios, Ilhabela, Ilha Grande, Punta del Este e Montevidéu
Foto: MSC Cruzeiros/Divulgação
Empress A Pullmantur retorna para a temporada brasileira e sul-americana de cruzeiros com os mesmos três navios dos últimos anos. Entre eles está o Empress, que tem capacidade para 1.853 passageiros
Foto: Pullmantur/Divulgação
Sovereign Outra embarcação da Pullmantur no Brasil será o Sovereign. O navio oferece atrações semelhantes aos outros da empresa, mas se diferencia por ter a bordo uma quadra de pádel na parte traseira da embarcação, na qual os passageiros podem praticar suas raquetadas com a paisagem da viagem. O navio pode levar até 2.733 passageiros
Foto: Pullmantur/Divulgação
Zenith O Zenith, também da Pullmantur, fará roteiros pela região na temporada 2014/2015 novamente e tem capacidade para 1.828 hóspedes.