Na rota do Reno, Colônia combina o modernismo com medieval
Às margens do rio Reno, uma das cidades que chamam atenção de quem navega em um cruzeiro é Colônia, na Alemanha. Sua bela e imponente catedral gótica se impõe no horizonte em uma paisagem repleta de prédios seculares. Confira as atrações que você pode visitar em uma escala na cidade, de construções medievais a contemporâneas.
Catedral de Colônia - A Catedral de Colônia é um dos cartões-postais mais conhecidos da cidade. A partir do próprio Rio Reno, porta de entrada dos cruzeiros, ela se impõe na paisagem. O prédio gótico tem como destaque suas duas torres gigantescas, que foram finalizadas em 1880. A torre norte é a mais alta, com 157,38 metros, 7 centímetros maior do que a torre sul.
Igreja do Grande São Martinho - Outra igreja que chama atenção de quem está no Reno é a de São Martinho, um dos diversos templos romanescos na cidade. Sua torre se destaca na paisagem da cidade desde a Idade Média.
Museu de Colônia - O prédio que abriga o Museu de Colônia foi local de armazenamento de armas nos anos 1600. Chama atenção, além das exibições de objetos que mostram a vida da cidade e seus cidadãos da Idade Média até os dias atuais, a arquitetura do prédio, em estilo renascentista.
Prefeitura Histórica - Outro importante prédio histórico em Colônia, na parte antiga da cidade, é a Prefeitura Histórica. Erguido entre os anos de 1569 e 1573, a fachada renascentista do edifício é uma das mais belas do mundo.
Combine excursão para Oktoberfest de Munique com cruzeiro
Geleiras, ilhas e fiordes são atrações no Pacífico
Distrito de Rheinauhafen - O distrito de Rheinauhafen se diferencia de outros pontos por ter passado por uma grande reformulação nos anos 2000, o que o tornou um lugar moderno e revitalizado. Localizado ao lado direito do Reno, chamam atenção no distrito três prédios chamados de Kranhäuser, com desenho arquitetônico moderno.
Ópera de Colônia - A moderna construção que abriga a Ópera de Colônia vale estar entre os pontos a serem visitados na cidade. Importante casa de ópera no mundo, a de Colônia recebe grandes nomes da música clássica ao longo do ano, além da Orquestra Gürzenich de Colônia.
Estação Messe/Deutz - Além de ser importante para a ligação de trens em Colônia, a Estação Messe/Deutz vale a visita simplesmente pelo belo prédio. A atual estação foi inaugurada em 1913, após ser desenvolvida sobre as estruturas construídas desde 1845.
Museu Ludwig - Um dos mais importantes museus de Colônia, o Museu Ludwig foi fundado em 1976 com cerca de 350 obras de arte modernas. Foi o primeiro da cidade a exibir esta vertente artística. As obras foram presenteadas pelo casal Ludwig, que além dos trabalhos de pop arte, presenteou o local com uma grande coleção de pinturas avant-garde russas, e centenas de trabalhos de Pablo Picasso.
Portões Medievais - Durante a Idade Média, Colônia era fortificada por muros e possuía 12 portões. Atualmente apenas três permanecem em pé: o Hahnentor, na Rudolfplatz, o Eigelsteintor, na Eberplatz e o Severinstor, na Chlodwigplatz.
Ponte Hohenzollern - Outro cartão-postal de Colônia é a ponte Hohenzollern, que cruza o Reno. Originalmente ela foi uma estrada de ferro e via para veículos, mas após sua destruição em 1945 por engenheiros militares alemães durante a 2ª Guerra Mundial, e reconstrução posterior, passou a receber apenas trens e pedestres. Sua construção original ocorreu entre 1907 a 1911.
Veja roteiro:
Natal no Reno - Cruzeiro a bordo do AmaReina, da AmaWaterways, com saída de Amsterdam, na Holanda, em 21 de dezembro de 2014. Escalas em Colônia, Rüdesheim e Speyer, na Alemanha, Estrasburgo, Breisach, Basel, Lucerne e Zurique, na Suíça. Preços a partir de US$ 2.799 (R$ 6.319,02) por pessoa, mais taxas.