Script = https://s1.trrsf.com/update-1731945833/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js

Na rota dos cruzeiros, Ilhabela encanta pela natureza

8 out 2013 - 07h05
(atualizado às 07h05)
Compartilhar
Exibir comentários

O litoral paulista mais uma vez estará na rota dos navios de cruzeiro na temporada 2013/2014, que começará no próximo mês. Uma das atrações é a cidade de Ilhabela, que tem belas praias, cachoeiras, atividades esportivas e natureza exuberante, com um pedaço do que ainda resta da Mata Atlântica no Brasil. Boa parte de sua área faz parte do Parque Estadual de Ilhabela e fica sob preservação.

Considerada a Capital Nacional da Vela, Ilhabela recebe a Semana Internacional da Vela, maior evento do esporte na América Latina. Sua orla possui 42 praias para diferentes gostos. A fundação da cidade data de 1805, mas o arquipélago apresenta sinais de povoamento desde muito antes dos europeus chegarem ao Brasil. Durante sua história e por sua posição estratégica para a vinda de navios do Velho Continente, Ilhabela recebeu também muitos piratas e corsários. A agricultura já foi o principal motor da economia da cidade, que hoje tem como base o turismo. Confira 10 atrações em Ilhabela para uma escala em um cruzeiro.

Praia de Castelhanos – Esta é a maior praia de Ilhabela, com extensão de 1,5 km e localizada na Baía dos Castelhanos. Pode ser acessada por terra ou mar, e os aventureiros podem aproveitar uma trilha de 22 km em veículo 4x4 para chegar até ela. No caminho a beleza da Mata Atlântica é uma das atrações.

Cachoeiras – Ilhabela não tem uma, mas sim centenas de quedas d'água. Algumas são mais famosas, como a de Água Branca, localizada no lado esquerdo depois da Guarita da Estrada Parque dos Castelhanos. Indicada para todos os públicos, pode receber dos menos experientes até os que já fazem trilhas regularmente. Outra famosa é a dos Três Tombos.

Praia do Curral – A praia mais agitada de Ilhabela é a do Curral. É cheia de bares e restaurantes. Tem música o tempo inteiro na alta temporada. A praia não é grande, possui uma extensão de 500 metros, mas é um bom lugar para relaxar na sombra e observar o mar. Ao sul fica a capela de Santa Cruz, que pode ser acessada por uma escadaria e oferece uma bela vista.

Praia da Feiticeira – Menor ainda é a Praia da Feiticeira, com apenas 250 metros, mas é uma das mais famosas. Tranquila e ótima para a prática de mergulho, possui areia grossa, duas cachoeiras que desaguam nela e já teve um engenho, cujos antigos proprietários também foram os criadores da praia.

Praia da Garapocaia e Pedras do Sino – A Praia da Garapocaia, conhecida também como Pedra do Sino, é uma das atrações mais procuradas pelos turistas. O apelido surgiu devido ao fato de que quando batidas suas pedras produzem um som metálico, semelhante ao de sinos. Sua costa é decorada por coqueiros e uma lenda local conta que o som dos sinos ajudou os moradores a se defenderem de uma invasão de piratas no século XVII.

Esportes náuticos – Conhecida como a Capital Nacional da Vela e cede do maior evento do esporte na América Latina, Ilhabela é um dos melhores lugares para praticar esportes náuticos. Além da vela, o kitesurf e o windsurf são muito comuns, devido as boas correntes de vento no ano inteiro. Um dos melhores lugares da ilha para vela é o Canal de São Sebastião.

Praia de Jabaquara – Uma das praias mais bem preservadas da ilha, Jabaquara fica entre a praia do Pacuibá e da Fome. É a última que possui acesso por carro ao norte. Sua faixa de areia de 500 metros e a praia apresenta água turquesa, cortada por dois riachos, um em cada extremidade. É possível observar a Serra do Mar durante o caminho para chegar à Jabaquara.

Pesca – Quem gosta de pescar, pode praticar na ilha. A pesca esportiva é feita na costa sul da ilha, onde lanchas levam turistas com instrutores. É possível encontrar anchovas, bicudas, sororocas e outros peixes. Feita em alto-mar, a pesca oceânica é para quem gosta de aventurar-se. Alguns peixes encontrados são marlins, dourados, atuns e sailfishes.

Praia do Saco da Capela – Próxima à Vila, é uma praia com boa infraestrutura para turistas, com bares e quiosques. A paisagem é dominada pelos barcos atracados, e a ciclovia é outra atração para quem gosta de dar umas pedaladas. Na Praia do Saco da Capela também podem ser conferidas esculturas em aço feitas pelo artista plástico local Gilmar Pinna.

Birdwatching – Com mais de 300 espécies de aves, Ilhabela oferece diversas trilhas para observação de pássaros, o birdwatching. O município é reconhecido pela Unesco como Núcleo de Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, e nele podem ser vistos pica-paus, macucos, jacutingas, entre vários outros, como espécies do hemisfério norte, entre eles o maçarico-pintado.

Fonte: Canarinho Press
Fonte: Terra
Compartilhar
Seu Terra