Recife terá mais que o dobro de cruzeiros em nova temporada
Recentemente aberto, o novo Terminal Marítimo de Passageiros de Recife, em Pernambuco, receberá 60 cruzeiros durante a temporada 2013/2014 no Brasil, 34 a mais na comparação com a temporada passada. O acréscimo já é reflexo das mudanças no porto, que passa por revitalização total com investimentos públicos em torno de R$ 150 milhões, mais um aporte privado superior a R$ 254 milhões.
De acordo com o diretor-presidente do Porto de Recife, Rogério Araújo Leão, o impacto da obra na recepção de cruzeiros é significativo. “Antes esse receptivo era feito em um armazém, de forma improvisada. Com o novo terminal não, ele tem todas as características de um aeroporto”, explica Leão. O local recebeu área adequada para embarque e desembarque, local para check in e espaços para órgãos oficiais como Polícia Federal, Receita Federal e alfândega. “Muda a imagem”, reflete.
A diferença em relação à temporada passada de cruzeiros será notada radicalmente, já que de 26 cruzeiros em 2012/2013 o porto pulará para 60 até abril de 2014. “Isso só é possível com o novo terminal. Se não tiver o mínimo de condições, não tem como fazer. Agora todos os serviços são feitos com a estrutura necessária”, argumenta. O local possui escadas rolantes, ar condicionado e acessibilidade para portadores de necessidades especiais, o que não havia antes.
Aumentar profundidade é próximo passo
Nessa temporada o novo terminal deve receber um navio por dia, e a expectativa é de que em torno de 100 mil cruzeiristas passem por Recife. Para receber mais pessoas e navios de maior calado, será necessária fazer a dragagem em frente ao terminal. “No cais 2, que é mais afastado do terminal, a profundidade é de 11,5 metros, nós poderíamos receber qualquer navio. Mas em frente ao terminal só podemos receber navios com menos de 6,5 metros de calado”. Futuramente será possível receber até três navios ao mesmo tempo.
O novo Terminal Marítimo de Passageiros de Recife ainda não foi inaugurado oficialmente, mas já recebeu um navio, o Costa neoRomantica, que passou pelo Brasil no roteiro Volta ao Hemisfério Sul, que durará 122 noites. Além do terminal, o porto recebe obras em seus armazéns e terá uma série de lojas, restaurantes, bares, museu, serviços e centros comerciais.