Roma apresenta dezenas de pontos turísticos; conheça
Dentre as civilizações antigas, uma das que mais marcaram a história da humanidade foi a romana. E a capital italiana, Roma, guarda alguns dos grandes tesouros arquitetônicos não só do Império Romano, mas também de épocas posteriores. Com dezenas de pontos turísticos, a cidade é um ponto muito visitado por cruzeiros, além de ser ponto de partida de muitas viagens. Para chegar à cidade a bordo de um navio, no entanto, é preciso fazer escala em Civitavecchia e de lá pegar uma excursão terrestre. Confira dez atrações em uma escala em Roma.
Coliseu - Muitas paradas são obrigatórias em Roma, mas talvez nenhuma seja tão emblemática quanto o Coliseu. Construção do ano 79 d.C. que levou cerca de uma década para ser concluída, se destaca mesmo em ruínas. Erguido para ser um anfiteatro com capacidade próxima de 50 mil pessoas, foi um dos símbolos do Império Romano.
Fontana di Trevi - Construída no final do aqueduto Acqua Vergine, um dos mais antigos que abasteciam a cidade, a Fontana di Trevi é a maior das fontes barrocas da Itália. Recebe turistas o ano inteiro e já foi cenário de filmes de Federico Fellini, como “La Dolce Vida”. Segundo a lenda, atirar uma moeda na fonte fará com que a pessoa volte a Roma. Se forem arremessadas duas, um romano ou romana se apaixonará pela pessoa, e três garantiriam que a paixão resultará em casamento.
Vaticano - Uma cidade-Estado soberana dentro de Roma, o Vaticano é a sede da Igreja Católica, o lar do papa é o menor país do mundo, mas possui belezas que algumas megalópoles não chegam perto de ter. A Praça de São Pedro por si só já vale a visita, também por estar diante da Basílica de São Pedro, a maior igreja cristã.
Basílica de São Pedro - Maior igreja cristã do mundo, a Basílica de São Pedro possui um significado muito forte para os católicos e é um importante local para a história da arte mundial. Nela há obras de grandes artistas como Michelangelo, Rafael, Bramante e Bernini. Além disso, a basílica foi construída sobre o túmulo do apóstolo Pedro, o primeiro papa.
Capela Sistina - Localizada no Palácio Apostólico, residência do papa, a Capela Sistina é repleta de afrescos de alguns dos maiores artistas renascentistas. O grande destaque é seu teto, todo feito por Michelangelo, com uma coleção incrível de imagens que retratam profetas, sibilas e episódios do Gênesis, como a criação de Adão. Michelangelo ainda pintou na parede do altar o Juízo Final, em uma obra gigantesca. Na capela ainda obras de Botticelli, Rafael e Bernini, entre outros.
Panteão - A maioria dos edifícios da época greco-romana está em ruínas, exceto o Panteão. Construído em 27 a.C., o local foi concebido originalmente para ser o templo de todos os deuses romanos, de onde surgiu seu nome. Mas desde o século VII ele é um templo cristão, e ficou famoso por sua cúpula. O local já foi destruído por incêndio, mas reconstruído durante o reinado do imperador Adriano. Além de ser o único prédio da época ainda inteiro, também foi um dos poucos que não foram saqueados, destruídos ou vandalizados na Idade Média, justamente por ser um templo cristão.
Bocca Della Veritá - A escultura de mármore Bocca Della Veritá (Boca da Verdade) é uma obra circular no formato de um rosto com a boca aberta localizada na Basílica de Santa Maria in Cosmedin, construída no século VIII. A superstição antiga dizia que se uma pessoa falasse uma mentira com a mão dentro da boca, teria o órgão decepado.
Campidoglio - O Campidoglio, ou Monte Capitolino, é o mais baixo e menor dos sete montes de Roma, mas é o mais representativo na história da cidade. Desde os tempos antigos o Capitolino fez parte da vida política e religiosa romana, é onde está a sede da prefeitura, no Palazzo Senatorio.
Forum Romano - As ruínas do Forum Romano, pensado pelo imperador Julio Cesar em 54 antes de Cristo, são até hoje um dos principais pontos turísticos de Roma. O novo, que substituiu o antigo local de administração da república que se mostrou pequeno para ser eficiente como centro administrativo do império, abrigava diversos prédios importantes, desde templos a casa real.
Piazza Venezia - A Piazza Venezia é conhecida pelo filme “Vigilante Trapalhão”, do início da década de 1960, mas também é famosa pelo monumento Altare della Patria, erguido em honra de Victor Emanuel II, primeiro rei da Itália unificada, e pelo Túmulo do Soldado Desconhecido, uma grande estrutura de mármore branco construída entre 1885 e 1905.
16 noites - Viagem a bordo do Serenade of the Seas, da Royal Caribbean International, com partida de Madri, na Espanha, em 18 de julho. Escalas em Cannes, na França, La Spezia, Roma, Nápoles, Veneza e Ravena, na Itália, Kotor, em Montenegro e Barcelona, na Espanha. Preços a partir de R$ 9.189 por pessoa, mais taxas.