Script = https://s1.trrsf.com/update-1729514441/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js

Saiba aonde ir e o que evitar em uma escala em Barcelona

Passeios na cidade espanhola incluem teleférico com vista privilegiada e caminhada em parque planejado por Antoni Gaudí

12 fev 2015 - 08h00
Compartilhar
Exibir comentários

A temporada de cruzeiros de 2015 e 2016 inclui várias rotas com escala em Barcelona. Para quem vai passar um dia na cidade existem passeios imperdíveis, como caminhar na rambla e conhecer as construções de várias épocas e ruínas do Bairro Gótico.

O turista precisa ficar atento para não cair em armadilhas e perder o dia inteiro nas filas para entrar nos museus mais famosos. Quem quiser visitar o Templo da Sagrada Família, a Casa Batlló e o Parque Güell, consideradas as grandes obras do renomado arquiteto Antoni Gaudí, deve se programar comprando ingresso antecipadamente pela internet e ficar preparado para um tempo de espera grande.

Atualmente conhecido por sua extensa área verde, o Parque da Cidadela é o mais antigo de Barcelona
Atualmente conhecido por sua extensa área verde, o Parque da Cidadela é o mais antigo de Barcelona
Foto: lornet/Shutterstock

Usar o metrô é prática normal de quem viaja para a Europa, mas no caso de Barcelona é interessante analisar previamente o trajeto. Em alguns locais, ir a pé pode ser mais rápido, além de poder aproveitar para conhecer os atrativos do caminho. O sistema de ônibus também é simples e confortável.

Conheça oito pontos turísticos que você pode aproveitar para conhecer quando fizer escala de um dia em Barcelona.

1- La Rambla

A longa alameda que liga a Praça da Catalunha ao porto velho é destino certo de quem visita a cidade, com diversas opções de restaurantes, cafés, bares, livrarias e floriculturas. A marca registrada do passeio gratuito é a presença de artistas como músicos, mímicos, pintores e estátuas vivas, um conjunto de espetáculos que não tem hora para acabar.    

2- Bairro Gótico

Vale a pena conhecer as vielas estreitas de um dos locais mais antigos de Barcelona. Com atmosfera misteriosa, é tomado por construções no estilo medieval, estrutura que permaneceu intocada até o século XIX, quando a cidade passou por várias transformações. Dentre os pontos importantes localizados no bairro podem ser destacadas a Praça del Rei e a Catedral de Barcelona. As visitas noturnas devem ser evitadas, o local fica mais perigoso nesse horário.

3- Parque da Cidadela

O primeiro parque público de Barcelona foi erguido numa antiga área militar e é destaque atualmente por sua extensa área verde e pontos turísticos importantes, como o zoológico, o Parlamento catalão e alguns museus. Durante a preparação para a Exposição Universal de 1888, o parque foi reformulado, recebendo colaboração de escultores famosos, além de intervenção do arquiteto Antoni Gaudí no projeto da Cascada Monumental.

4- Parque Güell

Encomendado pelo empresário Eusebi Güell como um conjunto de habitações de luxo, a área planejada por Antoni Gaudí foi um fracasso comercial e acabou vendida para o Estado. Classificado como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, o parque tem uma casa onde Gaudí morou durante quase 20 anos, com acervo que inclui suas obras e objetos pessoais. Os ingressos podem ser comprados na hora ou pela internet.

5- Montjuïc

A colina com vista privilegiada da cidade chama atenção dos turistas pela quantidade de atrativos, como parque olímpico, jardim botânico, fundação Joan Miró e até um antigo castelo medieval. É possível chegar até lá de ônibus, caminhando via Praça da Espanha e de teleférico, que apesar de ter um custo maior, traz a vantagem da vista no caminho. Em algumas noites por semana é possível admirar o show de luzes e de águas da fonte mágica, logo na entrada de Montjuïc.

6- El Born

Apesar de não ser o primeiro destino da maioria de turistas, vale a pena conhecer o bairro charmoso com forte veia artística e comunidade criativa. Cheio de lojas com roupas estilosas e diferentes, lá também está o Museu Picasso, a Igreja Santa Maria del Mar e o Centro Cultural El Born. Os bares e restaurantes descolados são ideais para saborear as tapas, os típicos petiscos da Espanha. 

7- Templo da Sagrada Família

Uma das principais atrações turísticas de Barcelona, o templo foi desenhado por Antoni Gaudí, que dedicou 40 anos de sua vida ao projeto, os últimos quase de maneira exclusiva. Vários arquitetos já trabalharam na igreja após a morte de Gaudí, mas a previsão é de que ela seja concluída apenas em 2026. Como a fila da bilheteria é muito grande, uma dica é optar pelo tour da empresa Ticketbar, que dura 1h30, já vem incluso o valor da entrada e pode ser comprado na internet.

8- Casa Battló

É a segunda mais famosa obra de Gaudí, atrás apenas do Templo da Sagrada Família. O industrial José Battló Casanova pediu ao arquiteto para reformar um edifício, que chama atenção pelas curvas e uso de azulejos policromáticos. O local também ficou conhecido como Casa dos Ossos devido aos vários elementos esqueléticos que tomam a fachada. A opção de comprar o ingresso pela internet acelera a visitação, mas ainda há grande fila de espera.

Veja roteiros

7 noites – A bordo do navio Allure of the Seas, da Royal Caribbean International, com partida em Civitavecchia, na Itália, em 4 de junho de 2015. Escalas em Barcelona e Palma de Mallorca, na Espanha, Nápoles e La Spezia, na Itália, e Marselha, na França.  Preços a partir de R$ 4.252,00 por pessoa, mais taxas.

16 noites – Navio da Royal Caribbean International a bordo do navio Anthem of the Seas, com partida em Southamptom, na Inglaterra, em 6 de maio de 2015. Escalas em Barcelona, Málaga e Cádiz, na Espanha, Gibraltar, no Reino Unido, Villefranche e Marselha, na França, Civitavecchia e La Spezia, na Itália, e Lisboa, em Portugal. Preços a partir de R$ 6.309,00 por pessoa, mais taxas.

Fonte: Canarinho Press
Compartilhar
Seu Terra