Saiba como é a Noite do Comandante, a festa especial a bordo
O glamour dos cruzeiros que existia no passado se reflete nos dias de hoje na infraestrutura e no conforto a bordo, mas não é mais necessário que os homens usem ternos e mulheres seus melhores vestidos todas as noites.
Como as viagens são de férias e a meta é relaxar, quem usa roupas formais diariamente para trabalhar pode não querer nem pensar em repetir o figurino. Por isso, as empresas adaptaram seus programas e agora, normalmente, há apenas uma noite mais elegante, que cada companhia chama de um jeito diferente. Entre os nomes dados estão Jantar de Gala, Jantar com o Comandante, Jantar com o Capitão ou a Noite Branca. Nas embarcações da Royal Caribbean International, por exemplo, que nesta temporada está com o navio Splendour of the Seas no Brasil, o nome é Noite do Comandante.
Geralmente é a segunda noite a bordo. Apesar da denominação gala, o traje para os homens é terno e para as mulheres vestidos. Em algumas companhias, a indicação é até um pouco mais flexível, o free style. Mesmo assim, a recomendação é que os homens vistam ao menos camisa longa.
É nessa noite que os hóspedes são apresentados oficialmente ao comandante e aos seus oficiais. É também quando os cruzeiristas têm a oportunidade de fazer a tradicional fotografia ao lado do comandante.
O número de noites de traje social ou esporte fino está relacionado ao tamanho da viagem, quanto mais dias a bordo maior o número de noites especiais. Por causa da curta duração, há opções de mini cruzeiros que não oferecem essa noite. Na Ibero Cruzeiros, nos roteiros menores ocorre somente a Noche Blanca, uma festa com espírito de Réveillon para qual se pede somente roupas brancas. Nas viagens com mais de quatro dias além dessa festa temática costuma ocorrer a de gala.
A Noite do Comandante é como um rito, uma cerimônia que faz parte do imaginário das pessoas quando pensam em fazer um cruzeiro. Como o cruzeiro marítimo é uma opção de curtir as férias cabe a você decidir se quer badalar em festas sempre com muita elegância ou descontrair em baladas mais casuais.