Singapura oferece atrações históricas e modernas
Entre os mais desenvolvidos países do mundo e um dos de maior importantes da Ásia, Singapura está também na rota dos cruzeiros marítimos. Além da relevância econômica da cidade-estado fundada pelos britânicos nos anos 1800, ela reserva muitas atrações, desde templos religiosos seculares a prédios modernos e arquitetonicamente emblemáticos. Confira 10 atrações em uma escala pela cidade.
Templo e Museu da Relíquia do Dente de Buda - No coração da Chinatown de Singapura fica o templo com a relíquia do Dente de Buda, um dos mais importantes do país. Com diversos elementos da cultura e artes budistas, ele guarda o que se acredita ser o relicário com um dente de Buda. Sua arquitetura tem elementos da dinastia Tang e da mandala budista.
Templo Sri Mariamman - O templo hindu mais antigo de Singapura é também um dos mais belos edifícios. Datado de 1827 e também situado em Chinatown é dedicado à deusa Mariamman, conhecida pelo poder de cura de doenças epidêmicas. O destaque de sua arquitetura é a torre do portão, coberta por figuras esculpidas de deuses, deusas e mitológicas.
Monastério Kong Meng San Phor Kark See - Construído em 1920, o monastério é o maior templo budista em Singapura, construído por Zhuan Dao. O prédio foi erguido para a prática e a propagação do Darma e para abrigar monges que chegavam à cidade sem local para ficar.
25 países em 114 noites; conheça cruzeiro de volta ao mundo
Estátua de Merlion - Uma das marcas de Singapura, o Merlion é uma figura com corpo de peixe e cabeça de leão. Usado como símbolo de Singapura desde a década de 1960, o corpo de peixe representa a origem da cidade como vila de pescadores e a cabeça de leão representa o nome original de Singapura.
Museu de Ciência da Arte - Aberto em 2011, foi o primeiro museu de Ciência da Arte no mundo. Além de abrigar uma exposição permanente, o local recebe muitas exibições de outros museus, e um de seus destaques é seu desenho, que o faz lembrar uma flor de lótus, projetado pelo arquiteto Moshe Safdie.
Museu Nacional de Singapura - Mais antigo museu em Singapura, o atual prédio foi instalado em 1887, após uma história que começou em 1849 e depois de diversas realocações. Focado em exibições relacionadas à história de Singapura, foi reformado e reinaugurado em 2006.
Sentosa - A Sentosa é uma ilha resort que recebe cerca de 5 milhões de visitantes por ano. Entre suas atrações estão praia, campos de golfe, hotéis, além do Parque das Borboletas, o Reino dos Insetos, a Lagoa dos Golfinhos e o Forte Siloso.
Forte Siloso - Localizado na ilha de Sentosa, o forte foi um importante posto de defesa durante a 2ª Guerra Mundial. Construído em 1880 pelos britânicos com o objetivo de proteger a entrada ocidental, ele conta com a última bateria de metralhadoras restante na costa e que fazia parte da Fortaleza de Singapura no início da guerra. Locais como bunkers de munição, quartéis, túneis e posições de artilharia agora são abertos para visitação, assim como uma coleção de armas datadas do século XVII até a 2ª Guerra.
Singapore Flyer - Singapura também conta com a segunda maior roda gigante do mundo. Inaugurada em 2008 após dois anos e meio de construção, tem sua maior altura a 165 metros, e perde apenas por 2,6 metros para a High Roller, roda gigante aberta em Las Vegas em 2014. Suas 28 cápsulas podem levar até 28 passageiros cada.
Mercado Telok Ayer - Esse prédio histórico de Singapura fica na área central da cidade e atualmente é um centro gastronômico. Dentro os turistas encontram lojas, e ao anoitecer nos fins de semana bandas animam o centro do mercado.
Veja roteiros:
9 noites - Viagem a bordo do Voyager of the Seas, da Royal Caribbean International, com partida de Hong Kong, na China, em 8 de outubro. Escalas em Kaohsiung, em Taiwan, Ho Chi Minh, no Vietnã, Bangcoc, na Tailândia, e Singapura. Preços a partir de R$ 2.699 por pessoa, mais taxas.
5 dias - Viagem a bordo do Sapphire Princess, da Princess Cruises, com partida de Singapura em 23 de fevereiro de 2015. Escalas em Kuala Lumpur e Penang, na Malásia, e Phuket, na Tailândia. Preços a partir de US$ 499 por pessoa, mais taxas.