Veja 10 motivos para fazer um cruzeiro de luxo
Com navios menores e mais benefícios, companhias oferecem serviço de alto padrão
Às vezes tudo o que se quer nas férias é ser tratado com o que há de bom e do melhor. E se a sua ideia para o descanso é um cruzeiro, talvez seja interessante pensar em fazer um upgrade para as companhias de luxo. Elas geralmente têm navios menores o ambiente é mais intimista e aconchegante, com foco no conforto e em exclusividade. Confira 10 motivos para fazer um upgrade para cruzeiros luxuosos.
1 – Mimos pré e pós-cruzeiro - Antes ou depois do seu cruzeir,o as companhias de luxo geralmente dão um jeito de levá-lo do aeroporto para o porto e vice-versa. Essas empresas também costumam oferecer uma série de pacotes pré e pós-cruzeiro com excursões de alguns dias nos portos de partida e destino final do roteiro.
2 – Conforto e amenidades - A maior parte dessas companhias contam com navios só com suítes e com vista para o mar ou rio, além de boa parte desses quartos possuírem varandas. Com isso, os passageiros têm a possibilidade de apreciar as belas paisagens quase o tempo inteiro. Além disso, é comum que se encontrem binóculos para tornar a experiência mais detalhada. As cabines também são mais espaçosas, contam com melhor acabamento e amenidades que vão desde travesseiros mais confortáveis até produtos de banho de marcas como Bulgari, L'Occitane, entre outras.
3 – Atenção em tudo - Mesmo que a equipe de bordo em cruzeiros geralmente seja sempre bastante solicita e atenciosa, nas companhias luxuosas esse serviço é ainda mais refinado. O treinamento dos funcionários é mais rigoroso, em especial para os mordomos e comissários.
4 – Gratuidades inclusas - Apesar do alto nível de serviço personalizado, os hóspedes não precisam se preocupar com gorjetas em muitas dessas companhias. Isso porque elas já estão inclusas no pacote de cruzeiro, assim como as gratuidades a bordo. Claro, se você receber um serviço que considera muito acima da média, sempre pode gratificar os funcionários.
5 – Bebidas grátis - Outra vantagem da maioria é que as bebidas a bordo, inclusive as alcoólicas, não são cobradas separadamente. Seja nos restaurantes, bares ou no minibar da cabine, é comum que tudo já esteja incluso na tarifa de viagem. Exceções costumam ser apenas bebidas de valor muito alto, como champagnes ou alguns vinhos.
6 – Restaurantes de primeira - As refeições a bordo das embarcações de luxo são atrações a parte. Há menus assinados por chefs renomados. Gastronomias emblemáticas como a francesa, italiana, mediterrânea e asiática são representadas com perfeição, além de ser possível fazer pedidos especiais.
7 – Itinerários fora do comum - Navios de luxo muitas vezes são menores, o que garante algumas vantagens quando o assunto são os roteiros. Por seu tamanho reduzido, eles podem visitar portos que os mega transatlânticos não conseguem acessar. Em portos populares é comum que essas companhias programem escalas em dias de menor movimento, além de oferecerem mais pernoites, o que garante mais tempo para explorar os destinos.
8 – Excursões e eventos exclusivos - Os passeios nos portos de escala são comuns em todas as companhias, mas nas de luxo eles ganham alguns upgrades. Algumas armadoras oferecem estadias mais longas nos destinos, que também incluem atividades especiais como visita a bastidores de atrações turísticas, apresentações culturais exclusivas e tours regados a degustações de bons vinhos e comida local.
9 – Mais silêncio - Por não contarem com uma infinidade de atividades a bordo de seus navios, as empresas de luxo também são econômicas nos anúncios pelo sistema de som do navio. É normal que seja feito um pela manhã com os eventos do dia, eventualmente outro para lembrar o horário de almoço, e fica por aí. Outros pontos que colaboram para esse silêncio são o menor número de hóspedes e o fato de que, em geral, poucas crianças viajam nessas embarcações.
10 – Contato com outros viajantes - Se em grandes transatlânticos com milhares de hóspedes é comum ver uma pessoa num dia e depois nunca mais esbarrar com ela, nos barcos menores a tendência é justamente o contrário. A vantagem é que assim muitas amizades são construídas a bordo.