Veja dicas para curtir um cruzeiro sozinho
Navios costumam ser frequentados por grupos e famílias, mas há espaço para viajantes solo
Viajar em cruzeiros sozinho não é muito usual, tanto que a maior parte das cabines em navios são planejadas para ocupação dupla ou de mais hóspedes. O mais comum é encontrar famílias, grupos de amigos e casais a bordo das embarcações. Mas caso você queira curtir férias a bordo e não tenha com quem dividir a experiência, algumas dicas podem ajudar na hora de reservar o pacote e a se ambientar na embarcação.
Talvez você pague mais caro
Um dos problemas para quem pretende embarcar sozinho é o preço. A maior parte dos navios trabalham com ocupação dupla das cabines e não oferecem quartos de solteiro. Assim, ao reservar a viagem, o passageiro solo poderá ter que pagar por dois, então é bom ficar atento.
Cabines solo, uma alternativa
No entanto existem embarcações que contam com cabines para viajantes solitários. E esse número tem aumentado devido a demanda. Os quartos podem ser tanto internos quanto externos e acomodam bem os hóspedes. Além disso, outras empresas oferecem descontos e suplementos solo, com preços mais atrativos.
Arranje um colega de quarto
Caso você queira muito fazer um cruzeiro, mas nenhum amigo ou familiar quer ir junto, você também pode tentar encontrar um colega de quarto. Algumas empresas oferecem a possibilidade arranjar colegas de quarto para dividir a cabine em cruzeiros.
Conhecer pessoas é fácil
Muitos passageiros vão achar estranho você viajar sozinho, mas embarcar assim não significa ficar solitário o cruzeiro inteiro. Durante a viagem são realizadas atividades diárias a bordo que podem ajudar a conhecer outros hóspedes. Algumas companhias oferecem inclusive programas voltados para passageiros sozinhos se conhecerem.
Boates são lugar ideal
Todos os grandes transatlânticos possuem casas noturnas e elas são um dos melhores lugares dos navios para quem está sozinho. Tarde da noite as danceterias ficam cheias de hóspedes que viajam sozinhos ou solteiros, e são uma boa forma de interagir – e até de paquerar.
Excursões são boa opção
Encarar uma excursão com outros passageiros nos portos de escala é mais uma forma de conhecer novos amigos do cruzeiro. Mesmo que vocês esteja só, dentro dos veículos de turismo a interação costuma ser grande, e muitas vezes divertida, com jogos e brincadeiras que ajudam a quebrar o gelo. Após um dia de atividades juntos, esses estranhos podem se tornar ótimos amigos para curtir o navio junto.
Passear sozinho também é recompensador
Se, no entanto, sua ideia é justamente ter liberdade na hora de conhecer um novo destino, viajar sozinho pode ser perfeito. Ao invés de fazer uma excursão você pode planejar seu próprio roteiro turístico, visitar não só os locais famosos como também aquelas atrações alternativas que poucos conhecem fora os nativos. E sem ninguém para reclamar das suas escolhas.
Aproveite os cruzeiros temáticos
Um tipo de cruzeiro que pode ajudar quem viaja sozinho a se enturmar com outros passageiros são os temáticos. As opções são diversas como música, dança, fitness, bem-estar, entre outros. Neles as chances de encontrar pessoas com gostos parecidos são grandes.
Você pode pedir novos companheiros de jantar
Se você optar pelo jantar com horário fixo no restaurante principal será acomodado em uma mesa com outros hóspedes. Caso não goste das companhias de mesa por algum motivo, pode solicitar ao garçom responsável para mudar de lugar no dia seguinte. Se houver vagas, ele fará a alteração. Outra opção são os horários flexíveis, mas aí nem sempre terá companhia.
Fóruns na internet podem ajudar
Caso tenha reservado um cruzeiro sozinho, mas está afim de tentar conhecer pessoas que também estarão a bordo com você, os fóruns sobre cruzeiros são uma boa opção. Além de poder tirar dúvidas sobre viagens e compartilhar experiências, é possível encontrar passageiros que embarcarão na mesma data.