Script = https://s1.trrsf.com/update-1732567509/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js

De guerra de flor à folia na neve. Veja carnavais pelo mundo

Índia, Suíça e Inglaterra estão entre os países que, a exemplo do Brasil, também celebram a festa de Momo

12 jan 2016 - 16h39
(atualizado em 20/1/2016 às 16h55)
Compartilhar

Quando o assunto é Carnaval, as primeiras cenas que vêm à cabeça remetem às escolas de samba do Rio de Janeiro, aos trios elétricos de Salvador ou aos tradicionais bonecos de Olinda. Mas se engana quem acha que a festa de Momo é exclusividade dos brasileiros.

Muitos países celebram o Carnaval ao seu modo, seja na neve ou em meio a batalhas de flores. Confira como é a folia fora do Brasil.

Foto: Studio 37 / Shutterstock

Veneza (Itália) – Para quem não abre mão do glamour nem mesmo durante o carnaval, Veneza é o destino ideal. A cidade conta com uma das mais tradicionais folias do mundo, cuja origem remonta ao século XVI. Além da beleza das construções históricas e dos canais que cortam o lugar, Veneza ganha ainda mais elegância durante a festa, quando as ruas se transformam em verdadeiro palco para um desfile de máscaras.

Foto: lucarista / Shutterstock

Basileia (Suíça) – Música, fantasias, alegria e... neve! Isso mesmo. Quem pretende curtir um carnaval diferente até na temperatura não deve deixar de dar um pulinho na folia da Basileia. Na cidade suíça, a festa começa às 4h da manhã da segunda-feira que antecede a quarta-feira de cinzas, e dura exatamente 72 horas.

Foto: Bikeworldtravel / Shutterstock

Londres (Inglaterra) – No Brasil, costuma-se dizer que o ano só começa após o Carnaval. Agora, imagine o que seria da Inglaterra, onde a festa é celebrada apenas em agosto, se o país seguisse esta máxima? O Carnaval de Notting Hill costuma reunir mais de dois milhões de pessoas, e é uma ótima opção para quem quer cair na folia no segundo semestre.

Foto: Chuck Wagner / Shutterstock

Nova Orleans (Estados Unidos) – Nem mesmo a capital mundial do jazz resiste ao Carnaval. Durante o mês de fevereiro, a cidade norte-americana se entrega à folia com o Mardi Gras, uma festa bastante semelhante à realizada no Brasil, com direito a fantasias, desfiles em blocos e, até mesmo, carros alegóricos.

Foto: ninelle / Shutterstock

Tenerife (Espanha) – Com o maior Carnaval da Europa e o segundo maior do mundo, atrás apenas do Rio de Janeiro, a cidade de Tenerife é a melhor opção para quem busca muita agitação durante a folia. A festa oficial é composta por desfiles, murgas e grupos musicais. Já o carnaval de rua é mais informal, e reúne milhares de pessoas atrás de uma única coisa: diversão.

Foto: Yulia Reznikov / Shutterstock

Colônia (Alemanha) – O pontapé inicial para a folia em Colônia é dado às 11h11 do dia 11 de novembro. Porém, as maiores celebrações acontecem nos dias que antecedem a quarta-feira de cinzas, quando milhares de pessoas tomam as ruas e se divertem em desfiles regados a muita cerveja, é claro.

Foto: Dmytro Gilitukha / Shutterstock

Goa (Índia) – Carnaval na Índia? Pode parecer estranho, mas até mesmo os indianos se rendem à festa pagã graças à influência portuguesa. A celebração acontece apenas no estado de Goa, capital do Estado Português da Índia por mais de quatro séculos. A folia conta com desfiles coloridos, danças, carros alegóricos e até um Rei Momo, incorporando ainda alguns elementos da cultura hindu.

Foto: Gary C. Tognoni / Shutterstock

Barranquilla (Colômbia) – Considerada a mais importante celebração folclórica da Colômbia, o Carnaval de Barranquilla foi declarado Obra Mestra do Patrimônio Oral e Intangível da Humanidade pela Unesco, em 2003. A festa, que começou a ser celebrada no século XIX, toma as ruas da cidade com uma série de eventos típicos e espetáculos coloridos.

Foto: Bargotiphotography / Shutterstock

Nice (França) – Não é só Olinda que tem desfile de bonecos gigantes. As esculturas feitas em papel machê são um dos pontos altos do Carnaval de Nice, que também conta com uma tradicional batalha de flores, deixando as ruas da cidade cobertas de pétalas coloridas. A celebração teve início no final do século XIX, quando os foliões trocavam buquês entre si.

Foto: Gary yim / Shutterstock

Oruro (Bolívia) – Com mais de 200 anos de tradição, o Carnaval de Oruro começou como uma pequena celebração indígena. Hoje ocupa as ruas de toda a cidade em um enorme desfile que é considerado o maior evento anual da Bolívia. Ao final da festa, os foliões se refrescam com a tradicional batalha de água.

Fonte: Passo Avanti
Compartilhar
Seu Terra