Fortaleza (CE): Barracas da Praia do Futuro são declaradas Patrimônio Cultural do Brasil
Na última terça-feira, 7 de janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que reconhece as barracas da Praia do Futuro, em Fortaleza, como Patrimônio Cultural Brasileiro. [...]
Na última terça-feira, 7 de janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que reconhece as barracas da Praia do Futuro, em Fortaleza, como Patrimônio Cultural Brasileiro.
Proposta pelo Congresso Nacional, a medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), destacando a importância desses espaços como núcleos de cultura e interação social, "onde a comunidade se reúne para desfrutar da culinária cearense e participar de eventos culturais", segundo definição do Ministério do Turismo.
O novo Patrimônio Cultural é uma das atrações dessa faixa de areia de 8 km de extensão, na zona leste da capital do Ceará.
As megabarracas abrigam estabelecimentos como restaurantes com comida regional, áreas de entretenimento, apresentação de DJs e até parque aquático.
Além das barracas da Praia do Futuro, o Brasil abriga outros patrimônios culturais, como o bairro histórico do Pelourinho, em Salvador (BA), conhecido por suas ruas de paralelepípedos, casas coloridas e igrejas barrocas.
Outros exemplos são o conjunto arquitetônico e urbanístico de Brasília, projetado por Oscar Niemeyer e Lúcio Costa; o Sítio Arqueológico de São Miguel das Missões (RS), com suas ruínas jesuíticas do século XVII e o Centro Histórico de Olinda (PE), famoso pelas ladeiras íngremes e arquitetura colonial colorida.
* Informação fornecida ao Viagem em Pauta pela Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo.
Outro recorde
Em 2022, a também cearense Praia do Cumbuco, no município de Caucaia, garantiu um recorde internacional.
Essa faixa de areia, a 35 km de Fortaleza, foi autenticada pelo Guinness Worlds Records por reunir o maior número de kitesurfistas velejando no mar ao mesmo tempo.
No total, 884 atletas, entre simpatizantes da modalidade, iniciantes, amadores e profissionais, consolidaram a praia como meca do kitesurf mundial.