Free tour em Buenos Aires
Buenos Aires é um destino ótimo para curtir um feriado prolongado ou uma viagem de férias. E uma forma prática e econômica de conhecer a cidade é através do Free Walking Tour…nós fizemos com a Buenos Aires Free Walks – gostamos e recomendamos!
A começar…para quem nunca fez um Free Walking Tour, uma explicação básica – o tour não é tão free assim. Na verdade já no início os guias explicam que o tour é gratuito mas que ao final todos serão convidados a fazer uma contribuição e pagar o quanto acharem que o trabalho deles vale – só para situar, os turistas costumam pagar de USd 10,00 a USd 15,00 por pessoa.
A Buenos Aires Free Walks oferece 2 tours gratuitos – ambos em espanhol e inglês. Pela manhã o roteiro é pelo Bairro da Recoleta e à tarde pelo Centro Histórico. Não é preciso agendar previamente, basta chegar no ponto de encontro no horário marcado e procurar pelos guias de camiseta cor de laranja.
Tour da Manhã – Bairro da Recoleta
Para o tour da manhã o ponto de encontro é em frente ao Teatro Colón, uma belíssima e imponente construção inspirada na Ópera de Paris.
Seguimos caminhando até a famosa Avenida 9 de Julho, considerada uma das mais largas do mundo com seu imponente obelisco no meio.
De lá o grupo caminha até a Plaza San Martin, que abriga um monumento em homenagem a este que foi o libertador da Argentina, Chile e Peru, além de palacetes dos tempos de outrora. Mais abaixo, ainda na praça, uma parada para mais um pouco de história sobre a Guerra das Malvinas.
Breve pausa para um café na bela Estação do Retiro.
E retornamos o percurso, agora caminhamos pelas ruas do bairro do Retiro rumo a Recoleta. Chegamos a Avenida Alvear, a mais chique de Buenos Aires e continuamos a caminhar até a Plaza de Francia, onde encontramos a Igreja do Pilar, a Feira de Artesanato e o Cemitério da Recoleta, onde está o túmulo de Evita Perón.
O tour leva cerca de 3 horas. Nosso guia Sebastian foi ótimo e nos situou sobre o momento histórico de cada ponto do roteiro que passamos.
Adorei o passeio! E ao final do tour aproveitamos para almoçar na região e escolhemos o Panera Rosa, um restaurante fofo, bem movimentado e gostoso.
Tour da Tarde – Centro Histórico
O ponto de encontro do tour da tarde é em frente ao Congresso Nacional, e este roteiro é ótimo para quem curte história. Nosso guia Ivan nos contou desde a chegada dos espanhóis, na época da colonização, até a crise que o país enfrenta nos dias atuais.
Saímos do Congresso Nacional caminhando pela Avenida de Mayo. Passamos pelo Palácio Barolo, pelo famoso Café Tortoni e seguimos caminhando até a Plaza de Mayo.
A Plaza de Mayo é bem o coração da cidade e seu estilo colonial lembra as praças espanholas –com o palácio do governo (neste caso a Casa Rosada), a catedral metropolitana e outros prédios históricos. Neste ponto o guia nos conta um pouco mais sobre a história mais recente do país. O período da ditadura militar nos anos 70, o movimento das “mães da Plaza de Mayo” – cujos filhos desapareceram durante a ditadura e o movimento mais recente das “avós da Plaza de Mayo” – cujos filhos desapareceram e os netos foram retirados das famílias e enviados para adoção.
O tour se encerra na própria Plaza de Mayo. Nós demos uma esticadinha até a confeitaria London City, bem pertinho, para um café e um bolinho…delícia! E depois seguimos caminhando pela Calle Florida, principal ponto comercial da cidade. É uma rua tumultuada e barulhenta, cheia de gente e lojas, se você quer gastar uns “pesos”, aqui pode ser uma boa opção.
Enfim, eu adoro caminhar e acho que esta é uma das melhores formas de se conhecer uma cidade. E com um guia que ainda te conta a história do lugar, melhor ainda…você se diverte e aprende.