Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Galinhos: o Nordeste no ritmo dos ventos

O destino fica 170 km ao norte de Natal, capital do Rio Grande do Norte [...]

16 jan 2025 - 12h41
(atualizado em 17/1/2025 às 11h42)
Compartilhar
Exibir comentários

Tanto destino por ser descoberto, e você aí achando que o Rio Grande do Norte era só Pipa, Natal e Morro do Careca. Nunca pensou em virar o disco (ou a rota) e seguir em direção a Galinhos, no Litoral Norte do estado?

Esse município a 170 km ao norte da capital potiguar e a 210 km de Mossoró, bem como o vizinho distrito de Galos, leva a vida noutro ritmo (da maré, diga-se de passagem), numa península estreita de 500 metros de largura.

É turismo no ritmo do vento, das torres eólicas que alteram o cenário das dunas de areia e da maré que enche canais estreitos de manguezais.

E nem os grupos de turistas que chegam da capital para passeios apressados de meio dia conseguem alterar aquele clima de vila de pescador, nessa península que fica entre o mar e o rio Aratuá.

Foto: Ana Muller/Pousada Peixe Galo / Viagem em Pauta

O que fazer em Galinhos

Principal destino do Polo Costa Branca, cujo nome é uma referência à importante produção de sal na região, Galinhos tem pouco mais de 2.100 habitantes e parece ter dado as costas para o turismo de massa.

Quem passa mais de um dia por ali tem passeios de bugues, navegação em manguezais e até aulas de esportes náuticos, devido ao ritmo dos ventos fortes que dão velocidade a atividades como kitesurfe e SUP.

Praia também tem (isoladas, inclusive, entre dunas), mas por conta dos altos níveis de salinidade e do mar agitado, nem sempre animam os visitantes.

Nesse vídeo, você conhece o passeio de bugue pelo Parque de Dunas; visita a Praia do Farol, onde os finais de tarde costumam ser exagerados; e acompanha o passeio ecológico com almoço preparado na hora por um morador local que virou, praticamente, cartão-postal do destino: o Jr. Tubarão.

VEJA VÍDEO

COMO CHEGAR

Com ruas de areia, Galos dispensa carros, cujo estacionamento de Pratagil serve de base para quem vai com veículo próprio. É dali que saem as embarcações simples até Galos, em uma viagem de 10 minutos, aproximadamente.

Quem vem de Natal, deve pegar a RN-063 (rodovia estadual) e a BR-406.

ONDE FICAR

Por ali é tudo tão exclusivo que Galos tem apenas uma opção de hospedagem.

A Pousada Peixe Galo (diárias a partir de R$ 500) fica em frente ao píer de desembarque no vilarejo de Galos e se destaca pela piscina com vista para o rio.

Saiba mais: www.pousadapeixegalo.com.br

Península de Galinhos
Península de Galinhos
Foto: Divulgação/visiteriograndedonorte.rn.gov.br / Viagem em Pauta
Viagem em Pauta
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade