Hotéis e parques miram os filhos para atrair a família toda
Numa época em que crianças têm cada vez mais voz nas escolhas da família, estabelecimentos investem em atrações infantis
Quem paga são os pais, quem faz as malas são os pais, quem cuida do transporte são os pais – mas a voz das crianças pesa cada vez mais na hora de escolher o lugar de férias. Não à toa, hotéis, pousadas e parques temáticos de várias partes do Brasil adotam atrações específicas para os filhos como forma de atrair toda a família.
“Os casais com filhos sempre buscam um lugar com lazer para todos, mas as crianças agora também fazem as escolhas delas, ainda mais com o acesso que têm à internet e o conhecimento que tiram dali”, afirma Alain Baldacci, presidente do Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat). “A decisão final nos debates familiares sobre a viagem de férias costuma ser das mães, e os filhos sem dúvida nenhuma exercem uma enorme influência nelas”, diz Marco Balsamão, presidente da unidade paulista da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav-SP).
Um dos setores que logo perceberam essa tendência foram os resorts. Como nota Baldacci, esses estabelecimentos multiplicaram as ofertas de lazer, tentando contentar pessoas de várias idades.
Nos parques, a estratégia é semelhante. “Se você perguntar para uma criança se ela prefere ir à praia ou a um resort com parque aquático, ela vai escolher o segundo, ainda mais por causa dos investimentos que têm sido feitos para atrair esse público”, opina o diretor de treinamento da Associação das Empresas de Parques de Diversão do Brasil (Adibra), Paulo Kenzo.
A Rede Mabu de Hotéis & Resorts, com estabelecimentos no Paraná, é uma das empresas que resolveram investir em atrações aquáticas infantis de olho na influência que os filhos têm sobre as escolhas dos pais. O grupo está ampliando o complexo hoteleiro já existente em Foz do Iguaçu com parque aquático no qual os pequenos contam com atrações especiais. Trata-se do Blue Park, que deve ser inaugurado em 2017.
“Nós já temos a experiência de atender crianças no Mabu Thermas Grand Resort, que conta com diversas atividades específicas para os pequenos e o espaço do Sítio do Picapau Amarelo. No Blue Park, não será diferente. Haverá um brinquedo interativo para o público infantil, o Aquaplay, com pequenos toboáguas e jatos de água que permitem as crianças irem longe com a imaginação”, conta o diretor de marketing da rede, Douglas Meneses.
O empreendimento também contará com um rio artificial lento e raso, que as crianças poderão percorrer com boias, ladeadas por uma decoração com temas infantis.