Interior paulista terá parque temático do Sítio do Picapau Amarelo
O parque será a 65 quilômetros da capital paulista [...]
Em breve, as clássicas histórias do Sítio do Picapau Amarelo deixarão os livros para virar parque temático, no interior paulista.
Com mais de 25 mil m², o novo espaço contará com um circuito de sete atrações criadas sob o conceito edutainment, que propõe entreter para promover o aprendizado, em cenários e histórias da obra de Monteiro Lobato.
O local funcionará dentro de um resort de Atibaia, cidade turística a 65 quilômetros da capital paulista, e deverá ser inaugurado em janeiro de 2025 para famílias, nos finais de semana, e grupos escolares, durante a semana.
Novo Sítio do Picapau Amarelo
Um dos destaques do novo atrativo será o espaço Monteiro Lobato Ontem e Hoje, dentro do casarão da Dona Benta, onde os visitantes serão conduzidos por uma exposição fotográfica, audiovisual e tecnológica que contará a história do sítio e de seu criador.
O visitante contará também com instalações imersivas, como o Laboratório das Invencionices, em homenagem ao Visconde de Sabugosa, que precisará da ajuda do público para botar a mão na massa e fazer um experimento científico para salvar o sítio.
Já no Aventuras do Pedrinho será uma aventura pelos biomas do Brasil, onde animais começam a desaparecer quando caçadores perigosos aparecem na floresta. Por isso, Pedrinho precisará contar com a ajuda dos visitantes, que entrarão na floresta para resgatar os animais em risco.
E por falar em meio ambiente, o espaço A Reforma da Natureza será o local onde a boneca Emília reunirá os visitantes do Sítio para contar sobre suas maluquices de quando reformou toda a natureza e tudo deu errado.
Assim como lembra Renato Costa, fundador do Grupo Forma, em nota enviada ao Viagem em Pauta, o projeto começou a ser planejado há três anos. Para tirar do papel o novo parque temático, a Forma Turismo, que também administra o Eldorado Eco Resort, que abrigará o parque, assinou um contrato de licenciamento, junto às Organizações Globo e à família de Monteiro Lobato.