Interlagos: acidente de rua deu origem ao autódromo paulistano
Até 1936, as provas de automobilismo eram nas ruas de SP [...]
Até 1936, as provas de automobilismo em São Paulo aconteciam nas ruas. Mas desde que a francesa Hellé Nice se acidentou no GP Cidade de São Paulo, matando seis pessoas e ferindo outras 30, a maior cidade do Brasil ganhou uma pista para chamar de sua: Interlagos.
Desde sua inauguração, em 12 de maio de 1940, o Autódromo de Interlagos já teve corridas de longa duração ("24 horas de Interlagos"), foi declarado patrimônio público de São Paulo e sediou provas emocionantes de Fórmula 1. Foi ali também que Ayrton Senna venceu, pela primeira vez, no próprio país.
"O Circuito de Interlagos é um marco na história da F1 e na vida de Ayrton. É um lugar de referência para cada brasileiro, servindo de inspiração às suas conquistas pessoais", diz Viviane Senna, em depoimento para o site do Autódromo de Interlagos.
Apesar das primeiras corridas paulistanas terem sido em 1939, meses antes da inauguração adiada duas vezes por conta das chuvas que alagaram a pista, o Autódromo só foi inaugurado no ano seguinte, para um público de 15 mil pessoas que assistiram às duas provas realizadas numa pista de 7.960 metros.
E quem diria que, mais de 80 anos depois, o local veria até shows de rap, trio elétrico e punk rock, em festivais de música?
Isso porque, em 2019, o então prefeito Bruno Covas propôs a concessão do autódromo para a iniciativa privada, após o polêmico projeto de lei 705/17 em que o prefeito de São Paulo, na época, João Doria, autorizava a alienação do Complexo Interlagos, no âmbito do Plano Municipal de Desestatização.
Em 2024, entre outras atrações, o Autódromo abrigará também a F1 - Grande Prêmio de São Paulo, de 1º a 3 de novembro, e o Campeonato Paulista de Automobilismo, entre 19 e 22 de dezembro.
Curiosidades do Autódromo de Interlagos
Projetado com uma pista inicial de quase oito quilômetros de extensão, Interlagos foi perdendo suas dimensões, ao longo dos anos, e hoje possui um circuito de 4.309 metros, como plano de adaptação das exigências da organização da Fórmula 1.
Atualmente, o circuito conta com 11 curvas e pista com larguras que variam de 12 a 15 metros.
O complexo abriga também outras áreas, como o 'retão de arrancadas', uma pista off-road e o kartódromo Ayrton Senna, considerado o berço de formação de pilotos.
Entre os brasileiros que mais venceram no local, estão Emerson Fittipaldi e Ayrton Senna (duas vezes cada um), Felipe Massa (2006 e 2008) e José Carlos Pace que, após dez anos da conquista do título, em 1975, emprestou seu nome para Interlagos, que passaria a se chamar Autódromo Municipal José Carlos Pace.
Com quatro vitórias no local, o alemão Michael Schumacher é o piloto que mais venceu os Grandes Prêmios de Fórmula 1 em Interlagos.
O bairro que abriga o Autódromo também guarda uma curiosidade.
Na década de 1920, o engenheiro britânico Louis Romero Sanson e o urbanista francês Alfred Agaches davam forma a um projeto urbanístico de uma cidade-satélite em São Paulo, cujo nome era uma referência a Interlaken, destino turístico da Suíça, entre os lagos Thurn e Brienz.
Surgia então o bairro Interlagos, atualmente, entre as represas Billings e Guarapiranga. O mês de agosto marca o aniversário desse bairro no distrito de Socorro, na zona sul da capital paulista.
Para atrair os moradores mais ricos de São Paulo, esse balneário satélite foi criado, inclusive, com uma praia artificial com areia vinda de Santos, junto às margens da atual represa Guarapiranga.
Segundo a subprefeitura Capela do Socorro, o projeto do bairro previa também áreas de lazer e um ginásio de esportes, mas com a crise da quebra da bolsa nos Estados Unidos, em 1929, a construção do bairro foi abandonada. Somente na década seguinte Louis Romero Sanson pôde voltar os olhos para a região.
Já a construção da auto-estrada Washington Luís, em 1928, tinha 16 quilômetros de extensão e ligava o Ibirapuera a Interlagos, via Santo Amaro e Socorro, posteriormente, completada com a Avenida Interlagos.