Akumal é o paraíso dos mergulhadores e tartarugas no México
Considerada um refúgio devido ao baixo número de hotéis e residências, a mexicana Akumal é o destino turístico perfeito para quem busca sossego, belas imagens naturais e lugares para a prática de esportes aquáticos. A cidadezinha fica localizada na Riviera Maya, próxima a Cancun e Playa del Carmen.
O cenário do paraíso é composto por praias de areias brancas, palmeiras, sol em abundância, surfistas e poucos, mas hospitaleiros habitantes. Restaurantes à beira- mar, feiras de artesanato e excursões turísticas são alguns dos principais serviços oferecidos na cidade para garantir o bem-estar e a comodidade durante a estadia dos visitantes. Lojas de mergulho estão sempre à disposição dos turistas, já que um dos pontos fortes do destino é o esporte praticado no fundo do mar. Na região é permitido apenas o uso de protetores solares biodegradáveis, para evitar a poluição das águas límpidas mexicanas.
De origem maia, a palavra Akumal significa “lugar das tartarugas”. Não por acaso, as amigas marinhas estão sempre visitando as águas do lugar, dando chance para a nada moderada aproximação dos turistas. A proteção das muitas espécies é garantida pelo Centro Ecológico de Akumal, instituição sem fins lucrativos que também estuda a vida marinha da região.
Grandes e verdes, tartarugas migrantes são encontradas a poucos metros da praia de Akumal Beach, isso quando não estão na própria areia, botando ovos. Um dos destaques da região é justamente a possibilidade de mergulho junto dos animais. Utilizando snorkel é possível chegar, sem problema, até os bichinhos. Há na praia, inclusive, grupos turísticos de mergulho com guia, para facilitar a busca.
Na região norte de Akumal, fica a lagoa Yalkú, o destino preferido dos mergulhadores. Com águas transparentes e repletas de peixes coloridos, a lagoa é ideal para diversão em família e perfeita para a prática de snorkeling. Já a região noroeste é famosa por seus vários cenotes, poças de acesso subaquático para quem gosta de mergulho ou natação.
Cristalina, a água da maioria desses cenotes possui ligeiro tom turquesa e a temperatura agradável só atrai ainda mais os fãs de esportes aquáticos. Explorar as cavernas subterrâneas durante o nado é uma experiência única. O tom enigmático dos cenotes de Akumal remete aos turistas as crenças da cultura maia, nas quais o poço é um presente sagrado enviado pelos deuses.
Para quem deseja explorar a fundo os paraísos rochosos subaquáticos, a apenas 4 km ao sul da cidade, está a bela Aktun Chén. Esta gruta tem três galerias e um cenote interior, onde é feita a festa dos mergulhadores curiosos. As formações das rochas, repletas de estalactites e estalagmites são impressionantes, enquanto a água é fresca e transparente.