Em clima paradisíaco, bodas no Caribe podem custar R$ 200 mil
No topo das atividades mais exploradas - e procuradas - no Caribe, mergulho no mar divide espaço com o casamento. Casais do mundo inteiro procuram as ilhas para promover a união em praias paradisíacas, casarões de fazendas ou nos resorts de luxo. O melhor é que nesse clima de descontração e muito glamour, além de uma boa festa e ótimas fotografias, o “sim” tem validade legal.
Como de praxe, a organização das bodas deve ser feita com antecedência. Por isso, é prudente que um ano antes da cerimônia sejam observados leis e regulamentos do país escolhido, além de contratados os serviços de fornecedores para fotografias, bolo, flores e entretenimento ou mesmo um profissional que tome conta de tudo.
Um requisito que pode dar certo trabalho e exigir uma rápida mudança é comprovar residência mínima de um mês em ilhas como Martinica, St. Barths, Guadalupe e St. Martin. Contudo, em Antígua, Barbados, Ilhas Cayman e República Dominicana nenhum requisito deste tipo é solicitado.
Para conseguir licença de casamento, os noivos devem informar passaportes e certidões de nascimento, além de certidão de casamento ou óbito do ex-parceiro (para quem já foi casado). Cuba, República Dominicana e destinos de língua francesa ainda exigem que os documentos estejam traduzidos para o idioma local. Mas lá mesmo existem empresas especializadas no assunto. Outras exigências, como a quantidade de testemunhas, variam entre cada destino escolhido.
Dia de festa
Marcante, o cenário de festa não fica restrito apenas às praias paradisíacas. Em Barbados, os pombinhos têm opções de casamento em jardim botânico, rochedos, casas de fazenda, resorts e iates de luxo. Para inovar, cerimônias são montadas em helicópteros, safari e submarino.
Na Jamaica, resorts de fama internacional celebram as bodas em trechos reservados de praias de Negril, Ocho Rios e Montego. A ideia da união de frente para o mar também é bastante comum em Cancun, onde grandes redes de hotéis promovem o casamento com a requintada assinatura de organizadores de festas de celebridades.
Em Punta Cana (República Dominicana), resorts são disputados, pois oferecem pacotes completos com cerimônia, festa e lua-de-mel. Já em São Cristóvão, sítios e maravilhas da natureza dão visão panorâmica para a cerimônia, como no Black Rocks.
Um dos destinos caribenhos mais próximos do Brasil, Curaçao também não perdeu a oportunidade de faturar nesse rentável mercado. Para se ter uma ideia, realizar o matrimônio por lá com a presença de 50 convidados brasileiros, num dos maiores resorts all inclusive, custa em torno de R$ 200 mil.
Na cifra, está incluso o transporte e estadia de uma semana dos convidados. Também entram no pacote, a assessoria especializada, preparação de documentos, juiz, música, bolo, buquê, champanhe e decoração do gazebo cercado por um jardim, de frente para o mar. Há, ainda, a possibilidade de jantar, o que exige mais alguns reais.
Assim como no Brasil, os preços ficam mais altos conforme a data se aproxima. Por isso, o quanto antes planejamento e contatos forem firmados, mais barato ficará. Outra dica é se proteger com seguro casamento, sistema que cobre o extravio de depósitos internacionais, cancelamento de transportes, além da perda do vestido ou aliança no deslocamento do Brasil.