Playa del Carmen vira destino de luxo e calmaria no Caribe
Se Cancun é o espelho na Terra do que nove em cada 10 jovens chamam de ‘paraíso’, misturando dias ensolarados e praias maravilhosas com noite agitada, Playa del Carmen, a 90km dali, é um ex-vilarejo que se tornou referência para quem busca requinte, conforto e calmaria na exuberante Riviera Maia.
Sim, o município de Solidaridad, que abriga a cidade de codinome famoso, também conta com excelentes bares e restaurantes, uma vez que é destino certo de endinheirados norte-americanos e, cada vez mais, de brasileiros que tentam fugir um pouco da movimentada Cancun.
O local, que em 1996 tinha apenas 10 mil habitantes e hoje conta com 150 mil, está a 45 minutos do aeroporto internacional e muito próximo de ótimas atividades de lazer, como os parques Xcaret e Xel-Ha, e a Ilha de Cozumel, onde se chega através de um ferry boat que leva 40 minutos a partir de Playa.
Seu principal centro de lazer noturno, gastronomia e compras, a 5ª Avenida é um grande boulevard que abriga bares, restaurantes, clubes noturnos e lojas – de artigos artesanais mexicanos às grifes mais famosas do mundo.
Para os momentos de descanso, Playa del Carmen abriga hoje inúmeros resorts pé na areia, somando mais de 20 mil quartos e capacidade para receber mais de dois milhões de turistas por ano.
A partir dali, chega-se facilmente à cidade de Tulum, antigo povoado maia que fica à beira-mar e que foi erguido sobre rochedos a 15 metros de altura. É um convite a uma aula de cultura enquanto sobra tempo para mergulhos nas águas quentes do Mar do Caribe.