Saiba o que esperar de cada classe de hotéis
A cadeia hoteleira internacional utiliza diferentes formas de classificar os hotéis, uma maneira prática de explicar aos hóspedes a variação de preços entre estabelecimentos, muitas vezes, próximos um do outro. As classificações mais comuns são estrelas e diamantes, frequentes em regiões conhecidas por seu potencial turístico, como o Caribe.
Estrelas
O sistema de estrelas na classificação dos hotéis estabelece critérios quanto ao atendimento, serviços, limpeza acomodações entre outras atribuições de cada hospedagem. Variando entre uma e cinco estrelas, hospedagens de todo o mundo são cotadas por meio de inspeções anônimas feitas pelos próprios órgãos ligados ao turismo de cada região.
Uma estrela: hotéis simples
Duas estrelas: hotéis econômicos
Três estrelas: hotéis de turismo
Quatro estrelas: hotéis superiores
Cinco estrelas: hotéis de luxo e resorts
Cinco estrelas SL: hotéis super luxo
Diamantes
O AAA Diamond Ratings System é a classificação conferida pela Associação Americana de Automóveis (AAA), no entanto, aplica-se somente a hotéis localizados nos Estados Unidos, Canadá, México e Caribe. Neste sistema são avaliados limpeza, segurança, conforto, serviços e atendimento, entre outros 27 requisitos. Para se submeter à criteriosa avaliação, os próprios estabelecimentos devem se inscrever, indicando a categoria na qual serão avaliados. Após a aprovação do requerimento, um funcionário da AAA comparece anonimamente ao local para realizar a inspeção.
Um diamante: hotéis simples
Dois diamantes: hotéis econômicos
Três diamantes: hotéis básicos de turismo
Quatro diamantes: hotéis superiores
Cinco diamantes: hotéis de luxo
Em ambas as escalas, os hotéis atendem basicamente as mesmas necessidades. A diferença, porém, é que um hotel certificado pelas duas oferece ainda mais segurança e qualidade no atendimento, o que se reflete diretamente na conta.
Hotéis simples
Oferecem acomodações básicas, com apenas café da manhã incluso na diária. São quartos para pernoite, em geral, ocupados por funcionários em viagens de trabalho.
Hotéis econômicos
Estabelecimentos um pouco mais completos que os “simples”, possuem uma carta maior de serviços e alimentação, ou, pelo menos, café da manhã continental.
Hotéis turísticos
Mais elegantes, mas ainda com preços acessíveis. Precisam possuir áreas de lazer para permanecerem nesta categoria, como lojas, piscinas, playground etc.
Hotéis superiores
Como o próprio nome informa, são hotéis acima da média, mas não luxuosos. Atendimento e decoração passam a ser prioridade nestes estabelecimentos que atingem um público que busca mais exclusividade.
Hotéis de luxo
Neles, tudo é de primeira linha. Desde a decoração de cada um dos quartos aos restaurantes, sempre sob o comando de renomados chefs, o atendimento é super exclusivo e toda a equipe é treinada para se antecipar a cada desejo dos hóspedes e oferecer a eles uma experiência única em hospedagem.