Sol forte e 82 praias garantem a curtição em Isla Margarita
Símbolo de beleza e prosperidade, o sol é motivo de orgulho para os 420 mil habitantes de Isla Margarita, ilha venezuelana localizada no mar do Caribe. Por lá, estima-se que mais de 300 dias do ano sejam de calor intenso, um prato cheio para os turistas que visitam suas 82 praias.
O destino agrada gregos e troianos, graças às diferentes praias: grandes e pequenas, cheias e vazias, com e sem ondas, profundas e rasas. Antes de chegar à ilha, é preciso estar em Puerto la Cruz ou Cumaná - cidades da Venezuela -, de onde partem um voo com 35 minutos de duração e, também, ferry boats (modelos express e convencional, respectivamente) que levam entre duas e cinco horas para chegar ao destino.
Com 1.020 km² de área, a ilha está dividida em duas partes. Na região oeste, Paraguachoa é mais povoada, montanhosa e abundante em água, enquanto na outra ponta está Macanao, mais árida e vazia. A ligação se dá por um caminho de 18 km, onde fica o Parque Nacional de La Restinga. A área protegida é ponto de parada obrigatória para os amantes da natureza, pois lá se encontram mangues, espécies marinhas e lindas aves. Um barquinho fica à disposição dos turistas para passeios em meio à vegetação.
Índios guaiqueries foram os primeiros habitantes de Isla Margarita, porém, em 1498, Cristóvão Colombo a descobriu, dando início à colonização, que teve reflexo direto no idioma. A língua falada é o espanhol. Desse período histórico, também restou o apelido "Pérola do Caribe", em razão da grande quantidade de pérolas encontradas no século XV.
Ao que parece, a afeição por riqueza não foi embora com Colombo. Classificada como zona franca de impostos, a ilha tem a venda de importados como uma de suas atrações. Porlamar e Pampatar são cidades que concentram as disputadas free shops de Isla Margarita. Por isso, também são ambientes badalados, com casas que tocam e colocam para dançar salsa e reggaeton, além de contar com belos restaurantes e cassinos.
Praias
Na turística Ilha Coche, ao sul, estão as principais praias de Isla Margarita. Nessa região, os passeios são feitos com bicicletas e quadriciclos. Além disso, a área é conhecida pela prática de windsurfe e kitesurfe. A principal praia é La Punta, onde está a maioria da atividade turística. Falésias dão charme à Playa El Amor, enquanto El Saco garante um espetacular pôr-do-sol.
Água calma e rasa cria o ambiente ideal para quem deseja aprender ou praticar esportes aquáticos na praia de El Yaque. Mas se a ideia é apenas contemplar a natureza, a areia reserva momentos de tranquilidade em frente ao mar cristalino. Para esse tipo de programa, hotéis contam com um serviço de aluguel de cadeiras e servem bebidas e refeições. Um deles é o Surf Paradise, empreendimento hoteleiro três estrelas com 62 quartos, localizado à beira-mar. O local também conta com restaurante, spa, clube esportivo e loja com artigos de kitesurfe e windsurfe. A diária custa a partir de 273 bolívares - moeda oficial -, aproximadamente R$ 111.
Outra opção é El Agua, uma das maiores praias da ilha, onde o serviço de alimentação não falha. Um bom exemplo é o El Pacifico, tradicional restaurante que oferece pratos das cozinhas local e internacional a partir de R$ 15.