Conheça 10 rodas-gigantes imperdíveis pelo mundo
Além de ser um passeio divertido e com um certo friozinho na barriga, as rodas-gigantes oferecem um lindo visual de seus pontos mais altos. E não é apenas nos parques de diversões que elas fazem sucesso. Confira esta lista, trazida pelo Terra, de algumas rodas-gigantes imperdíveis pelo mundo.
1. London Eye, Inglaterra: construída para comemorar a chegada do novo milênio na capital inglesa, a London Eye acabou virando um símbolo da cidade. Maior roda gigante da Europa, a London Eye tem uma altura de 135 metros com 32 cabines de vidro, das quais aprecia-se uma vista estonteante de Londres.
2. Wonder Wheel, Estadosn Unidos: marco de Coney Island, no bairro de Brooklyn, a Wonder Wheel diverte os visitantes todos os verões desde sua construção, em 1920. A roda gigante de 45 metros e 24 cabines faz parte do parque de diversões Deno’s Wonder Wheel Amusement Park.
3. Singapore Flyer, Cingapura: maior roda-gigante do planeta, a Singapore Flyer tem 164 metros de altura e demora 30 minutos para fazer uma rotação completa. No trajeto, os visitantes podem apreciar uma vista de tirar o fôlego dos prédios de Cingapura e das ilhas indonésias à distância.
4. Big O, Japão: situada no parque temático Tokyo Dome City, a Big O revolucionou as rodas-gigantes ao não precisar de eixo central. Para deixar esta roda-gigante ainda mais impressionante, uma veloz montanha-russa do parque passa pelo seu centro a mais de 120 km/h.
5. Star of Nanchang, China: inaugurada em 2006 na cidade de Nanchang, no sudeste da China, a Star of Nanchang é uma das maiores rodas-gigantes do planeta, com 160 metros de altura. A volta numa de suas 61 cabines, com capacidade para até oito passageiros, dura cerca de meia hora, oferecendo um incrível visual.
6. Navy Pier Ferris Wheel, Estados Unidos: a primeira roda-gigante do planeta foi construída em Chicago para a Feira Mundial de 1893. A roda-gigante original foi desmontada, mas uma réplica de cerca de metade do tamanho ainda funciona no Navy Pier de Chicago, e é uma das atrações turísticas mais populares da cidade durante o verão.
7. Tianjin Eye, China: situada na cidade de Tianjin, a meia hora de trem de Pequim, a roda-gigante conhecida como Tianjin Eye é a única no planeta a estar sobre uma ponte. Ao cruzar o rio Haihe, os carros que circulam pela ponte de Yongle passam também por baixo desta grande roda-gigante de 120 metros de altura.
8. Roue de Paris, França: inaugurada para receber o ano 2000, a Roue de Paris é a maior roda-gigante transportável do mundo, podendo ser montada em 72 horas e desmontada em menos de 60 horas. Depois de Paris, a roda passou por Manchester, Bangkok, Amsterdã e voltou para a França, na cidade de Antibes. Atualmente, a Roue de Paris está esperando um próximo destino, enquanto uma nova roda-gigante ocupa o privilegiado espaço original na capital francesa, na Place de la Concorde.
9. Cosmo Clock 21, Japão: até 1997, a roda-gigante Cosmo Clock 21, situada na cidade japonesa de Yokohama, era a mais alta do mundo, com 112 metros de altura. Depois de perder o título, a roda-gigante ganhou um novo recorde, transformando-se no maior relógio digital do planeta, com a hora sendo indicada em seu centro.
10. Texas Star, Estados Unidos: os americanos sempre dizem: “tudo é maior no Texas”. E é neste estado emericano que encontra-se a maior roda-gigante dos Estados Unidos, a Texas Star, com 64 metros de altura. A roda-gigante é montada durante Feira Estadual do Texas, realizada anualmente na cidade de Dallas entre os meses de setembro e outubro.