Script = https://s1.trrsf.com/update-1731945833/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Do Mar Morto a Amazônia: veja lugares incríveis que podem desaparecer

Compartilhar
Exibir comentários

Diferentes lugares no planeta podem desaparecer em breve,  ameaçados pelo impacto do homem, das mudanças climáticas ou da natureza. Confira os destinos que você precisa conhecer, antes que seja tarde demais. 

Veneza

Ao longo dos anos, Veneza tem afundado lentamente  pelo deslizamento dos sedimentos da lagoa sobre qual a cidade foi construída. Somado à subida das águas, o fenômeno causa frequentes inundações em pontos turísticos como a Piazza San Marco, e ameaça uma das cidades mais belas e românticas do planeta. 

Maldivas

Magnífico arquipélago do Oceano Índico, as Maldivas são formadas por cerca de 1.200 ilhas tropicais. Com apenas 1,5 m de elevação em relação ao mar, as ilhas e suas incríveis praias de areia branca encontram-se particularmente ameaçadas pelo aquecimento global. Habitantes de 16 ilhas já tiveram de ser relocados por causa da subida das águas nos últimos anos. 

<p>A Amaz&ocirc;nia &eacute; conhecida como o &ldquo;pulm&atilde;o do planeta&rdquo;</p>
A Amazônia é conhecida como o “pulmão do planeta”
Foto: Rodolpho Emanuel/whl.travel

Floresta Amazônica

Maior floresta tropical do planeta, distribuída entre  Brasil, que tem sua maior parte,  e sete outros países da América do Sul como Colômbia, Peru e Equador, a Amazônia é conhecida como o “pulmão do planeta”, num imenso refúgio para inúmeros animais de todo tipo. Apesar de sua importância única no mundo, a Floresta Amazônica sofre consequências terríveis do desmatamento desenfreado que poderia terminar com metade de sua área de cerca de 6 bilhões de km² até 2030. 

Grande Barreira de Coral 

Situada no litoral nordeste da Austrália, a Grande Barreira de Coral é o maior sistema marinho do planeta, com ilhas coralinas, belas praias e muitos lugares estonteantes para mergulhar e curtir a natureza. Hoje, a Grande Barreira está cada vez mais ameaçada pelo rápido desenvolvimento da costa, onde estão sendo construídas plantas de gás natural, e pelo aquecimento das águas, que já acabou com 50% dos corais em menos de três décadas. 

Parque Nacional de Everglades

O Parque Nacional de Everglades é uma das principais reservas naturais dos Estados Unidos, no sul da Flórida, com um importante ecossistema de mangues e pântanos, e presença de crocodilos, peixes-boi e numerosas espécies de pássaros. O parque, que já perdeu cerca de um quarto de seus mangues originais, encontra-se ameaçado por projetos hidrológicos que alteraram o fluxo das águas, causando sérios problemas ecológicos. 

Mar Morto

Localizado na fronteira entre Israel e Jordânia, o Mar Morto é conhecido pelo uso terapêutico e cosmético de suas águas, mas principalmente pela sua forte concentração salina, que faz com que os banhistas flutuem de uma forma surpreendente. Estima-se que o Mar Morto poderia secar totalmente nos próximos 50 anos em razão de drenagem de suas águas para consumo humano causado pelo desenvolvimento da Jordânia e seus novos resort de luxo. 

Tuvalu

Situada entre a Austrália e o Havaí, numa das áreas mais remotas do Pacífico, a nação de Tuvalu tem apenas 25 km ² de nove ilhas tropicais de coral e atóis em volta de águas turquesas. Quarto menor país do mundo, com uma população de apenas 12 mil habitantes, Tuvalu é um território extremamente vulnerável a mudanças climáticas e marés fora do comum.  

Holanda

Pequeno território com litoral no Mar do Norte, a Holanda combate há muitos anos a subida das águas com diferentes sistemas de diques e canais. Mas o aquecimento global torna essa tarefa cada vez mais árdua, pondo em risco a integridade do país europeu, principalmente em cidades litorâneas, como Roterdã. 

Fonte: Andrés Bruzzone Comunicação Andrés Bruzzone Comunicação
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade