Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Em Paris, restaurantes colocam clientes bonitos na frente e feios nos cantos

Estabelecimentos de luxo estão sendo acusados de escolherem as mesas de acordo com a beleza dos fregueses

7 nov 2013 - 17h22
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Somente as celebridades n&atilde;o s&atilde;o julgadas pela apar&ecirc;ncia f&iacute;sica</p>
Somente as celebridades não são julgadas pela aparência física
Foto: Getty Images

Para ver a vista de Paris do alto de um restaurante não é preciso pagar a conta, mas sim ser bonito. Dois restaurantes da cidade estão sendo acusados de escolher os lugares em que seus clientes se sentam de acordo com a aparência deles. De acordo com o site The Telegraph, uma antiga hostess disse que os irmãos Thierry e Gilbert Costes - donos de um grupo que inclui hotéis, cinemas, restaurantes e cafés na capital francesa - introduziram esta seleção, no mínimo discriminatória, no Le Georges, restaurante de luxo que fica dentro do museu Centre Pompidou, e no Café Marly, próximo ao Louvre.

"As pessoas bonitas se sentam nos melhores lugares, onde podem ser vistas facilmente. Já as pessoas não tão bonitas assim é ordenado que sejam colocadas nos cantos e fundos do salão", contaram os funcionários que não quiseram se identificar ao Le Canard Enchaîné, um jornal satírico e investigativo francês.

De acordo com a entrevista, a regra da escolha dos lugares era levada muito a sério e, caso contrário, gerava conflitos entre os donos e os funcionários. Regularmente, os chefes visitavam a casa e checavam se as instruções estavam sendo seguidas à risca. "O que esta pessoa feia está fazendo nesta mesa? Isto é ruim para nossa imagem", disseram.

A única exceção à regra eram as celebridades. Para elas, sempre havia um lugar excelente reservado, fossem "bonitas ou feias, velhas ou jovens". 

Como as reservas feitas por telefone, nunca era possível garantir uma mesa de acordo com o gosto do freguês: próximo ao paredão de vidro, mais na entrada, no balcão  ou em algum lugar mais reservado. Eles sempre ouviam a promessa: "faremos o possível, mas não podemos prometer nada". Isso, claro, porque o nível de beleza era avaliado pessoalmente, para depois ganhar uma mesa de acordo.

Não só os clientes são expostos e escolhidos de acordo com o porte físico, mas os funcionários também. As moças que recepcionam os clientes eram contratadas de acordo com a beleza e todas deveriam ter porte de modelo e menos que 30 anos.

Procurados pelo site The Telegraph, os irmãos Costes disseram "não ter nenhum comentário sobre o assunto". No entanto, um funcionário atual também foi procurado e não negou as informações divulgadas: "isto é um pouco complicado de se responder".

&amp;lt;a data-cke-saved-href="http://turismo.terra.com.br/infograficos/paris-50-dicas/iframe.htm" href="http://turismo.terra.com.br/infograficos/paris-50-dicas/iframe.htm"&amp;gt;veja o infogr&aacute;fico&amp;lt;/a&amp;gt;
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade