Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Visite o castelo espanhol que é palco de filmes hollywoodianos

27 mai 2009 - 14h40
Compartilhar

Dos velhinhos às crianças, os moradores da vila espanhola de Loarre, localizada entre a cidade de Zaragoza e a fronteira com a França, já estão acostumados a fazerem pontas em filmes. Explica-se: testemunha viva da Idade Média, o castelo local é cenário recorrente para produções de época, entre as últimas,

Loarre é o castelo românico mais bem preservado de toda a Europa. <a href="http://turismo.terra.com.br/interna/0,,OI3785199-EI1421,00-Visite+o+castelo+espanhol+que+e+palco+de+filmes+hollywoodianos.html" target="_blank"><strong>Leia mais</strong></a><p>
Loarre é o castelo românico mais bem preservado de toda a Europa. Leia mais
Foto: Creative Commons / Reprodução
Cruzada

, do diretor britânico Ridley Scott, que contou em seu elenco com estrelas como Orlando Bloom, Eva Green e Jeremy Irons.



» Veja mais fotos do castelo
» Chat: tecle sobre o assunto
» vc repórter: mande fotos
e notícias


A atração histórica que colocou essa pequena aldeia de 370 habitantes no roteiro de Hollywood foi construída no século XI, pelo rei Sancho III. Localizado a 1.071 metros de altitude, o Castelo de Loarre oferecia uma visão privilegiada e fazia parte da frente de resistência cristã contra o domínio muçulmano na Península Ibérica. Hoje, a construção é considerada o castelo românico mais bem preservado de toda a Europa.

A primeira coisa que se avista na fortaleza é sua muralha, formada por pedras cuidadosamente encaixadas. O arco é cortado por 11 torres - dez em formato semicircular e uma curiosamente quadrada -, ligadas pelos muros largos, onde vigilantes podiam caminhar durante a ronda. Esses paredões têm buracos, que não são fruto de um trabalho mal feito: na verdade, eles serviam para jogar líquidos quentes ou inflamáveis sobre os inimigos.

O castelo passou por algumas ampliações, que deu a seus edifícios internos uma variedade de traços e funções. Ele foi criado tendo como papel exclusivo o de defesa militar, mas, após alguns anos, adquiriu também caráter religioso, ganhando um mosteiro. O resultado é uma série de corredores, escadarias e torres, agraciada por uma bela igreja dotada de cúpula.

Ainda se destaca a Torre de Menagem - último reduto de resistência na arquitetura militar -, que fornece praticamente a mesma vista que oferecia há quase 1.000 anos, com uma diferença consoladora: os mouros já não estão mais tentando invadir esses portões.

Serviço: O Castelo de Loarre está localizado há 35 km de Huesca, no nordeste da Espanha. A entrada custa 3 euros para adultos e 2 euros para jovens de 6 a 16 anos. Menores de seis anos não pagam. Os horários de visitação variam conforme a época do ano, por isso convém consultar o site oficial da atração: www.castillodeloarre.es

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra