Índia e Tibete: veja como viver a cultura local de 9 destinos
Muitas vezes, turistas sentem uma pequena insatisfação ao visitar lugares sem conseguir entrar de cheio na cultura local. Por isso, o site de viagens CNN Go criou uma lista com viagens e ideias para conhecer diferentes destinos vivendo a rotina autêntica de seus habitantes. Confira.
Amazônia com os nativos, Equador: situado na Amazônia equatoriana, o Huoarani Ecolodge leva seus hóspedes a interagir com os nativos que habitam na região. Os visitantes dormem em cabanas e partem para trilhas em meio à natureza e excursões de dois dias pelo rio Shiripuno para conhecer comunidades locais, participar de rituais e ouvir histórias da vida na floresta amazônica. Eles também conhecem técnicas de sobrevivência na selva, aprendendo métodos para caçar, montar armadilhas e acender fogueiras sem usar fósforos ou isqueiros.
Fazendeiros vietnamitas, Vietnã: a fazenda Phong Nha Farmstay encontra-se ao lado do Parque Nacional de Phong Nha-Ke, conhecido por abrigar a maior caverna do planeta. Visitar as belezas da região pode ficar ainda mais interessante na fazenda, que oferece um programa com atividades ecológicas e ligadas com a vida local, como lavrar a terra com a ajuda de búfalos e colher arroz. Nas horas de lazer, os visitantes podem nadar nas águas límpidas do rio, fazer trilhas na floresta ou apenas relaxar à beira da piscina.
Muçulmano por um mês, Turquia: a vida dos muçulmanos causa curiosidade no ocidente e, graças ao programa “Muçulmanos por um mês”, visitantes podem conhecer tradições e costumes islâmicos , hospedando-se em casas do século 18 situadas em partes não-turísticas de Istambul, com aulas religiosas, participação em preces e peregrinações e visitas a marcos religiosos.
Acampando com nômades, Tibete: condições de vida difíceis fazem parte da aventura na hora de viver com nômades tibetanos. A experiência é única, acampando em tendas tradicionais, dormindo em peles de animais e alimentando-se de leite e carne de iaque. Isso tudo faz parte do roteiro cultural que apresenta aos forasteiros este estilo de vida único, que está desaparecendo aos poucos.
Voluntariado em Java, Indonésia: a Indonésia é um país de muita riqueza cultural, mas com grande parte de sua população vivendo em condições de pobreza. O programa Volunteer in Java foi criado para pessoas que falam inglês transmitirem seus conhecimentos a estudantes da bela ilha de Java, vivendo com famílias locais, conhecendo as atrações da ilha e seu estilo de vida, e deixando um impacto no futuro dos jovens javaneses.
Vivendo a cultura de Kerala, Índia: os remansos de Kerala formam belas paisagens no sul da Índia, marcadas pelas águas e a sintonia com a natureza. Conviver com os habitantes em sua estadia permite fugir do ritmo frenético da vida moderna, participando de festivais culturais, corridas de barcos tradicionais e tendo aulas de cozinha e artesanato típicos.
Transformando-se em expert dos vinhos, Estados Unidos: os vinhos californianos ganharam seu espaço e encontram-se hoje entre os melhores do mundo. O programa Vin Ambassador oferece conhecer de perto a produção de vinho do vale de Napa, trabalhando na colheita das uvas e nos diferentes processos, visitar os mercados onde os vinhos são vendidos e, claro, degustar a bebida, aprendendo os melhores jeitos de combiná-las com comida.
Ajudando e aprendendo, Equador: um grupo de profissionais preparou um programa para que voluntários ajudem crianças carentes em orfanatos do Equador, enquanto aprendem espanhol em universidades locais. Trata-se de El Nomad, onde além de ajudar e aprender, os turistas conhecem as belezas do país, como as Ilhas Galápagos e o Parque Nacional de Cajas. Os “turistas-voluntários” hospedam-se em casas de família na cidade de Cuenca.
Imersão na vida rural do Wyoming, Estados Unidos: o rancho UXU do estado americano de Wyoming oferece um programa familiar para viver em sintonia com a natureza, montando ótimos cavalos, adequados para o nível de cada visitante. Em trilhas de até um dia no rancho e seus arredores, adultos e crianças avistam belas paisagens montanhosas, pescam no rio e se divertem.