Lado B: conheça Nova York além dos pontos turístico clássicos
Nova York reserva muitas surpresas aos visitantes que se aventuram além dos passeios mais tradicionais, como Central Park, Times Square e a 5ª Avenida. A Big Apple tem atrações para todos os gostos: veja algumas dicas para descobrir o melhor da cidade que nunca dorme por habitantes e frequentadores assíduos da cidade.
1) Williamsburg
Situado no Brooklyn, o bairro de Williambsurg se transformou no endereço certo para descolados, alternativos e hipsters. O estudante universitário James costuma levar seus amigos estrangeiros para passear e ver uma cara diferente da cidade: “Williambsurg tem a combinação perfeita para ver Nova York além de Manhattan, com sebos, galerias de arte, lojas vintage, além de cafés e restaurantes”.
2) MoMa PS1
O passeio ao MoMa, o Museu de Arte Moderna, é um dos mais tradicionais em um roteiro para Nova York. Mas quem procura algo diferente e com menos turistas encontra uma incrível coleção de arte contemporânea no MoMa PS1, localizado em Long Island, no Queens. O museu é internacionalmente reputado por suas exibições inovadoras e interativas, com espaço para artistas alternativos e projetos criativos. E como indica o brasileiro Gustavo, habitante de Queens há uma década, “o museu oferece a possibilidade de apreciar a arte com muita tranquilidade e menos turistas do que no MoMa de Manhattan”.
3) Meatpacking District
Antigo setor onde se concentravam os matadouros e frigoríficos de Manhattan, entre Chelsea e West Village, o Meatpacking District foi revitalizado para virar um dos destinos descolados do momento na cidade, concentrando alguns dos melhores restaurantes, galerias de arte, lojas de design, bares e baladas. Na cobertura do moderno hotel The Standard encontra-se a discoteca Le Bain, “com excelentes drinques e uma vista de tirar o fôlego”, como conta Lina, advogada libanesa radicada em Nova York.
4) Prospect Park
O Central Park é um dos parques mais tradicionais e charmosos do planeta, mas já não reserva muitas surpresas para quem conhece bem Nova York. Situado no Brooklyn, o Prospect Park oferece um grande espaço verde para correr, aproveitar o sol nos dias de primavera e verão ou passear no Jardim Botânico a qualquer momento do ano.
5) Astoria
Bairro do distrito de Queens, Astoria se destaca pela sua grande mistura de raças, com muitos imigrantes gregos, hispanos e até brasileiros. De acordo com o colombiano Julian, “os bares latinos são os mais animados, com diferentes ritmos que rolam até altas horas”.
6) Brooklyn Heights
O distrito do Brooklyn proporciona algumas das melhores vistas de Manhattan. Na Brooklyn Heights Promenade, os visitantes encontram um dos pontos mais românticos da cidade, com um calçadão rodeado de plantas, com bancos com um visual privilegiado para a Brooklyn Heights e para a Estátua da Liberdade, a Ponte de Brooklyn e os arranha-céus imponentes de Manhattan.
7) Lavo
Endereço badalado de Manhattan, o Lavo combina um excelente restaurante italiano com uma balada exclusiva e luxuosa. O programa ideal, claro, é jantar e continuar a noite dançando até o sol nascer, com a possibilidade de encontrar algumas das celebridades que frequentam o local.