Pequenas ilhas: site lista as 10 melhores para conhecer em 2014
Trinidad e Tobago e Seychelles estão na seleção feita pelo site Lonely Planet
Os grandes prazeres da vida estão nas pequenas coisas. Este é o caso de viagens incríveis em praias espetaculares encontradas nos menores territórios. Confira uma seleção do site Lonely Planet das mais belas pequenas ilhas para viajar em 2014.
Palau
A nação de Palau, na Micronésa, é um verdadeiro paraíso natural formado por oito ilhas principais e centenas de ilhotas rodeadas pelas águas turquesas do Pacífico. O arquipélago das Ilhas Rock é um dos destinos mais incríveis do território, com lagoas e ilhas intocadas que fascinam os raros visitantes.
Tonga
Situado na Oceania, entre a Nova-Zelândia e o Havaí, o arquipélago de Tonga tem mais de 176 ilhas espalhadas por uma área de mais de mais de 700 mil km². Protegidas pela grande distância, as ilhas mantêm uma rica cultura local e uma beleza totalmente preservadas, com praias de tirar o fôlego e florestas tropicais.
São Tomé e Príncipe
Pequena ilha africana do Golfo da Guiné, ao oeste do Gabão, São Tomé e Príncipe é um destino pouco frequentado por turistas. Aqueles que conhecem o local encontram praias de areia branca intocadas, picos cobertos de vegetação e hotéis situados em fazendas coloniais frente a um litoral pelo qual passam baleias-jubarte entre julho e outubro.
Trinidad e Tobago
Pássaros coloridos, vegetação tropical, belas praias e um carnaval divertido são alguns dos ingredientes que fazem de Trinidad e Tobago um ótimo destino para férias ensolaradas no Caribe. Situadas perto do litoral da Venezuela, as duas ilhas, Trinidad, a maior e principal, e Tobago, a menor, oferecem clima bom o ano inteiro, fora da rota dos furacões que costumam passar por outros locais caribenhos.
Papua Nova Guiné
Situada a 160 km do litoral norte da Austrália, a Papua Nova Guiné tem uma natureza fantástica, com barreiras de coral para a prática do mergulho e florestas ideais para realizar trilhas e avistar numerosas espécies de pássaros e outros animais. O clima tropical proporciona sol o ano inteiro, perfeito para se refrescar nas águas cristalinas e aproveitar a riqueza da fauna e da cultura local.
Cabo Verde
Antiga colônia portuguesa, Cabo Verde é um país formado por dez ilhas no Atlântico, a 700 km do litoral do Senegal. O arquipélago tem sol e temperaturas agradáveis durante todo o ano, criando um ambiente ideal para curtir as numerosas praias intocadas e protegidas do grande turismo.
Ilhas Cook
Situadas no meio do Pacífico, as Cook são um grupo 15 ilhas que se encontram entre as mais preservadas e virgens do planeta. Nenhum grande resort, e apenas alguns pequenos hotéis e pousadas ecológicas recebem os visitantes. Entre as ilhas, destaca-se Atiu, uma das mais bonitas do arquipélago, com areias brancas, cavernas e uma densa vegetação.
Granada
Conhecida como “Ilha das Especiarias”, Granada é a principal das ilhas Granada. O destino tem resorts de luxo e vestígios históricos das colonizações francesa e inglesa. Granada encontra-se a 160 km do litoral da Venezuela e oferece a perfeita combinação de belezas caribenhas com paz e tranquilidade.
Seychelles
Composta por 115 ilhas no Oceano Índico, a República das Seychelles é um verdadeiro paraíso terrestre. Ideal para uma viagem romântica, o arquipélago tem resorts de luxo e praias de areia brancas e águas cristalinas espalhadas em ilhas como Mahé, onde fica a capital, Victoria, Praslin e La Digue.
São Vicente e as Granadinas
No sudoeste do Caribe, o arquipélago de São Vicente e as Granadinas tem como principal ilha São Vicente, uma ilha vulcânica de 389 km² de praias, vegetação, montanhas e cachoeiras. As águas-turquesa colaboram a criar um cartão postal perfeito, rodeando ilhas como Bequia, uma das mais belas.