Túneis viram pontos turísticos; veja lista da Fox News
Além de facilitar o transporte, túneis impressionam por sua engenharia imponente e se transformam em verdadeiros pontos turísticos. Confira os túneis mais incríveis do planeta, numa seleção feita pelo site Fox News.
Túnel de Base de São Gotardo, Suíça
Quando for completado em 2016, o Túnel de Base de São Gotardo será o maior túnel ferroviário do mundo, com uma extensão de 56 km. O túnel passa por baixo dos Alpes e facilitará o transporte entre Zurique e Milão. Enquanto a obra não fica pronta, visitantes podem ver uma exposição multimídia sobre o projeto e visitar partes da construção.
Túnel de Yerba Buena, Estados Unidos
A ilha de Yerba Buena é uma pequena parcela de terra entre as cidades de Oakland e San Francisco, na Califórnia. Yerba Buena é conectada com o continente por um túnel de 25 m de diâmetro inaugurado em 1936, com dois níveis que permitem a passagem de cinco pistas de veículos.
Túnel de Laerdal, Noruega
Inaugurado no ano 2000, o túnel de Laerdal é o maior túnel rodoviário do planeta, com 24,5 km de extensão, ligando as cidades de Laerdal e Aurland, no litoral sul da Noruega. Para evitar que os motoristas caiam no sono durante os 20 minutos de trajeto, o túnel foi projetado com uma iluminação especial e dividido em várias partes, dando aos condutores a sensação de estar atravessando túneis diferentes.
Ponte de Aizhai, China
Impressionante obra da engenharia com 1.176 metros de extensão e uma altura de 355 metros, a ponte de Aizhai foi inaugurada em 2012 com o objetivo de melhorar o trânsito nessa área do sul da China. A ponte une dois túneis da estrada de Jishou-Chadong, que têm uma sequência de dezoito túneis diferentes.
Eurotúnel, Inglaterra e França
Também conhecido como “Túnel da Mancha”, o Eurotúnel revolucionou os transportes na Europa ao ligar Paris a Londres passando por baixo do Canal da Mancha, que separa França e Inglaterra. Cerca de 37 km dos 50 km do túnel encontram-se embaixo d’água, permitindo transportar rapidamente os passageiros entre Londres e Paris.
Túnel Seikan, Japão
Completado em 1988, o túnel ferroviário de Seikkan liga as ilhas japonesas de Honshu e Hokkaido com uma extensão de 54 km. Situado a 40 m abaixo do fundo do mar, o túnel tem ótimos sistemas de segurança para prevenir os efeitos das imprevisíveis condições geológicas e tectônicas da região.
Túnel do Monte Fenghuo, China
Situado a uma elevação de mais de 4.900 metros, o Túnel do Monte Fenguo é o túnel ferroviário mais alto do planeta. Equipado de fontes de oxigênio para seus passageiros, o trem, que faz a rota entre Qinghai e o Tibet, passa pelo túnel de 1.380 metros de extensão em seu caminho.